Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Audiência Pública discute ações de combate ao crime em Soledade

por Nayam Franco

Evento contou com a participação dos secretários estaduais da Agricultura, Ernani Polo e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Secretário Estadual da Segurança Pública recebeu pedidos de toda a região
Foto: Paulinho Paes/Rádio Cristal

Após a realização de muitas reuniões para discutir meios de combater o abigeato na região uma audiência pública foi realizada em Soledade, nesta sexta-feira, 27/11.

Essa audiência havia sido marcada em uma reunião no Palácio do Piratini onde lideranças regionais foram levar a situação até o Governador do estado, José Ivo Sartori para tentar achar uma solução para a demanda.

No encontro estiveram presentes além de lideranças políticas da região, os secretários estaduais da Agricultura, Ernani Polo e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

O debate realizado no auditório do Centro Cultural de Soledade abriu espaços para todos aqueles que quiseram se manifestar e fazer sua pergunta para os secretários ali presentes.

O abigeato e o abate clandestino foram os principais focos das perguntas, porém, não foram os únicos. Um assunto que também foi debatido foi a violência contra a mulher.

A coordenadora da Coordenaria da Mulher de Soledade, Jane Ottoni falou da necessidade de uma patrulha Maria da Penha em Soledade, sendo que já haviam três soldados capacitados para atuarem na área, para combater a violência contra a mulher no município.

Produtores rurais também relataram casos que sofreram de abigeato e assaltos no meio rural por falta de segurança. O produtor Leonir Mânica relatou emocionado que sua propriedade foi assaltada oito vezes somente em 2015. "Não tenho mais nada", relatou.

O Delegado da Delegacia de Pronto Atendimento de Soledade, Marcos Veloso, apresentou um estudo do aumento de crimes de abigeato registrados no município. Em 2015, foram registrados em torno de 330 casos no meio rural soledadense.

Na ocasião, o Prefeito de Itapuca, Airton Scorsatto, ainda relatou quanto à falta de efetivo policial no município.

"Temos dois brigadianos que trabalham lá, um está de férias e o outro se recuperando de uma cirurgia, estamos sem policiais", destacou Scorsatto.

o Presidente da Câmara de Vereadores de São José do Herval, Celso Rodrigues Veira, em seu pronunciamento pediu para entregar em mãos um documento ao secretário Jacini com demandas do município hervalense.

Vereador de Victor Graeff, Ivanir Born, destacou a questão do possível fechamento da Brigada Militar no município, que preocupa a população. "Vamos deixar a mercê da bandidagem", declarou Born.

Jacini respondeu individualmente a todas as perguntas feitas destacando sempre, as limitações financeiras do Governo do Estado, principalmente, relacionado ao efetivo de policiais.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais