Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

PRF realiza operação integrada de combate à embriaguez ao volante na BR-386

por Marlusa Oliveira

Nos veículos fiscalizados, cinco condutores que realizaram o teste do bafômetro estavam sob o efeito de álcool, outros 10 recusaram se submeter ao teste

Divulgação/PRF
Foto: Divulgação/PRF

Entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, dias 18/12 e 19/12, a Polícia Rodoviária Federal realizou, em união de esforços com a Brigada Militar, a Polícia Civil e o órgão de Fiscalização de Trânsito de Lajeado, uma operação voltada à repressão do consumo de álcool na condução de veículos automotores. A ação ocorreu em Lajeado, na BR 386 e na Rua Bento Rosa.

Em operação integrada entre Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, Polícia Civil e órgão de trânsito municipal, focalizada no combate à embriaguez ao volante, realizada no perímetro urbano de Lajeado, as equipes envolvidas abordaram 230 veículos.

Nos veículos fiscalizados, cinco condutores que realizaram o teste do bafômetro estavam sob o efeito de álcool, outros 10 recusaram se submeter ao teste. No comando, cerca de 50 outras infrações de trânsito foram constatadas, entre elas as de veículo em mau estado de conservação, motorista sem habilitação, licenciamento vencido e condutor não utilizando o cinto de segurança. Uma pessoa foi presa em flagrante por embriaguez.

É bom lembrar que a legislação de trânsito vigente pune severamente quem dirige sob a influência de álcool, prevendo uma multa no valor de R$ 2.934,70 (montante esse que pode ser dobrado no caso de reincidência no período de 1 ano), 7 pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. E se o resultado do teste de bafômetro superar um certo patamar, além da infração de trânsito, o condutor será responsabilizado criminalmente.

Como é uma dúvida comum entre os motoristas, a PRF alerta que a recusa ao teste oferecido acarreta as mesmas consequências acima listadas, isto é, multa no valor de R$ 2.934,70, pontos na CNH e suspensão do direito de dirigir por 12 meses. E mais, o condutor com o direito de dirigir suspenso que for flagrado conduzindo um veículo terá a sua habilitação cassada, devendo reiniciar todo o processo teórico e prático para a obtenção de uma nova permissão para dirigir.

Portanto, a melhor conduta a se adotar após o consumo de álcool é não dirigir um veículo, pois, além das repercussões administrativas e criminais possíveis, o condutor alcoolizado estará colocando a vida ou a integridade física de outras pessoas em risco iminente, e diferente de todo o resto isso possui consequências permanentes. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais