Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Delegado de Soledade, Márcio Marodin, fala sobre flexibilização da posse de arma de fogo

por Nayam Franco

Flexibilização ocorreu após decreto assinado pelo presidente Bolsonaro

Delegado de Polícia de Soledade, Márcio Marodin.
Foto: Divulgação

O Delegado de Polícia de Soledade, Márcio Marodin, esteve participando da programação de jornalismo da Tua Rádio Cristal para falar de um assunto que tem sido muito debatido, o decreto por parte do presidente Jair Bolsonaro que facilita a posse de armas.

"Foi flexibilizada a posse de arma de fogo, o cidadão ter uma arma de fogo na sua residência ou no seu estabelecimento comercial, desde que ele seja o responsável pelo estabelecimento. Diferente do porte, o porte é quando leva a arma pra qualquer lugar onde vá", destacou o delegado.

Ele explica que  presidente tirou a discricionariedade que o delegado da Polícia Federal tinha em conceder ou não o registro da arma de fogo para o cidadão.

"O cidadão que antes queria ter uma arma de fogo em casa, ele ia até a Polícia Federal para conseguir o registro e para fazer esse registro ele precisava declarar a necessidade efetiva dessa arma de fogo", relatou Marodin.

Os demais requisitos continuam sendo válidos. Ter no mínimo 25 anos de idade, apresentar certidões de que não responde a crimes, apresentar declaração de residência fixa e demais requisitos.

"O que foi modificado agora é que o presidente através deste decreto, diz que algumas pessoas que possuem essa necessidade pela área onde moram, principalmente residentes em áreas rurais", pondera o delegado.

Por enquanto não há nenhuma mudança no porte de arma de fogo.

O delegado destaca ainda que existe um limite dado pelo decreto de que a pessoa pode ter 4 armas de fogo, mas o mesmo decreto diz que de acordo com a situação da pessoa, por exemplo, se ela tiver mais de 4 propriedades rurais, nesses casos podem ser liberadas mais armas de fogo à pessoa. Mas essa decisão ficará a cargo do delegado da Polícia Federal que receber o pedido.

Ouça a entrevista com o delegado de polícia de Soledade, Márcio Marodin. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais