Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Delegada Fabiane Bittencourt atribui ao Judiciário dificuldades nas investigações criminais em Soledade

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Constatação foi feita pela autoridade policial durante entrevista à Tua Rádio Cristal

Delegada de Polícia Civil da 24ª região policial, com sede em Soledade.
Foto: Letícia Nunes/Tua Rádio Cristal.

Passado aproximadamente um mês de sua atuação como delegada de Polícia Civil, responsável pela 24ª região policial com sede em Soledade, Fabiane Bittencourt participou na manhã desta quarta-feira, 12/06, de uma entrevista exclusiva na programação de jornalismo da Tua Rádio Cristal.

Na ocasião foram abordados diversos assuntos, mas Inicialmente, a delegada destaca que o estes 30 dias foram marcados pelo conhecimento e aproximação da comunidade a qual está inserida.

De acordo com a delegada, há uma pretensão de sua parte na viabilidade e desenvolvimento de projetos que possam vir a incrementar este contato direto da Polícia Civil com a sociedade. Nesse sentido, é que reuniões já ocorreram com representantes das secretarias de Educação e Assistência Social de Soledade para palestras em escolas.

Conforme Fabiane, esta metodologia adotada, de repassar um maior conhecimento às crianças e adolescentes quanto ao combate ao uso de drogas, álcool, enfim, o assunto que melhor o público escolher, deverá iniciar já no mês de agosto, em que as conferências primeiramente irão  atingir os alunos das escolas da rede municipal e num segundo momento poderá ter uma atenção nas demais.

Fabiane destaca que por gostar muito de atuar na linha de investigações e combate à violência contra a mulher, alguns diálogos já ocorreram entre as partes que pertencem à rede de atendimento dos casos. Haverá segundo a delegada todo um trabalho de educação, orientação e prevenção voltado a esta preocupação, além de uma busca na qualificação da rede que atende os fatos.

Outra novidade nesse sentido, é que a autoridade policial procurará implantar na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Soledade, a "Sala das Margaridas". Projeto da Polícia Civil que visa às mulheres vítimas de violência um atendimento mais humanizado. Paralelamente a isso, os servidores policiais irão passar por um treinamento que permita a abordagem conforme o que a legislação prevê.

O principal ponto enfatizado pela delegada durante a entrevista foi o impasse existente entre Polícia e Judiciário, quanto às investigações e prisões referentes ao tráfico de drogas na região. "Temos diversos indeferimentos em relação aos pedidos de investigações e de todos os tipos de prisões solicitadas. Isso tem nos dificultado muito a nossa atuação no ponto de vista repressivo".

Fabiane ainda ressalta. "Nós não temos o poder legal de ingressar em uma residência, interceptar uma ligação telefônica sem uma ordem judicial e quando não contamos com estas medidas, nossas investigações ficam impossibilitadas de seguir adiante". Além disso, a delegada informa que as inviabilidades se referem a Soledade, pois nos demais municípios não há esta dificuldade, exemplo disso, são Tapera e Espumoso.

Por outro lado, na ocasião a delegada elogiou a atuação do Ministério Público e da Brigada Militar de Soledade, pois têm sido parceiros no combate à criminalidade e resolução de processos judiciais competentes aos delitos. A delegada reconheceu a fragilidade quanto a recursos humanos junto à Polícia gaúcha assim como no país, porém salientou que há um envolvimento e o comprometimento por parte dos agentes para que o  trabalho seja desenvolvido da melhor forma possível.

A delegada de Polícia Civil regional Fabiane Bittencourt se afastará a partir da próxima semana de suas atividades na região de Soledade, a fim de participar de mestrado em criminologia em Portugal retorna a sua função policial, no início do próximo mês de agosto.          

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais