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CCR ViaSul confirma instalação de controladores de velocidade em Soledade

por Marlusa Oliveira

A instalação do equipamento deverá ser feita nos próximos dias no Km 245, perímetro urbano do município

Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa de Soledade

Como forma de possibilitar a segurança de pedestres e condutores no Km 245 da BR 386, perímetro urbano de Soledade, o ofício municipal 268/2021 assegurará a instalação de redutores de velocidade em tal local.

A instalação do equipamento deverá acontecer nos próximos dias, tendo como empresa responsável a CCR ViaSul de acordo com o ofício, recebido em 07/02.

Ao todo, serão implantados 20 equipamentos contratuais frente às rodovias pertencentes a BR-386 e a BR-290, Freeway. Os redutores deverão ter suas instalações concluídas e entrar em operação até o mês de maio, em um prazo máximo de noventa dias após o recebimento do último documento de autorização da Polícia Rodoviária Federal.  

Os agentes responsáveis pelas instalações referem que os vinte equipamentos controladores de velocidade previstos no Contrato de Concessão Federal serão instalados nas quatro rodovias sob concessão da CCR ViaSul em locais determinados pela Polícia Rodoviária Federal, sendo que na BR-386 serão 9 equipamentos instalados, nas regiões dos Kms 245; 270; 305; 367; 388; 405; 415; 434 e 443.

Por tratar-se de uma grande reivindicação da comunidade, a quantidade de equipamentos é definida pelo contrato de concessão Federal, a localização de implantação dos equipamentos é definida pela Polícia Rodoviária Federal e a CCR ViaSul responsável somente pela instalação destes.

Em relação a possibilidade de novos investimentos, os integrantes da CCR ViaSul explanam que toda a extensão da BR-386 entre Lajeado e Carazinho será duplicada e está segmentada por trechos, da seguinte forma:

Trecho I (Marques de Souza/Lajeado) – 20,3 quilômetros de extensão (conclusão em 2023);

Trecho II (Soledade/Fontoura Xavier) – 25,6 quilômetros de extensão (conclusão em 2024);

Trecho III (Tio Hugo/Soledade) – 30,5 quilômetros de extensão (conclusão em 2025);

Trecho IV (Fontoura Xavier/Marques de Souza) – 54,9 quilômetros de extensão (conclusão em 2029) e trecho V (Carazinho/Tio Hugo) – 34,6 quilômetros de extensão (conclusão em 2030).

Para o primeiro trecho de duplicação estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 300 milhões e os trechos futuros ainda estão em fase de elaboração de projeto funcional. Após a definição, é elaborado o anteprojeto, que segue para aprovação junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres, a ANTT. Em caso de aprovação, é definido o projeto executivo e só a partir desta será feito um estudo para definição do orçamento para o trecho específico.

A organização da obra deverá iniciar na altura do km 325 em Marques de Souza, que contará com uma nova passarela. Além desta, ainda estão previstas outras três novas estruturas neste primeiro trecho de duplicação entre Lajeado e Marques de Souza, sendo uma no km 338 em Forquetinha e duas em Lajeado, uma no km 342,5 nas proximidades do bairro Olaria e outra no km 344,3, próximo ao bairro Conventos.

Para este primeiro trecho de duplicação entre Marques de Souza e Lajeado, estão previstos investimentos de R$ 300 milhões. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

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