Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Segurança estabelece ações prioritárias e metas para a área em 2015

por Ivan Sgarabotto

As ações estabelecidas englobam uma série de metas a serem cumpridas pelo órgão central e por todas as instituições vinculadas à pasta

Wantuir Jacini, Secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul
Foto: Karine Viana

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou, nesta quarta-feira, 03, as suas metas para o ano. Os indicadores de desempenho fazem parte do Acordo de Resultados 2015, assinado junto às demais secretarias do Estado e elaborado pela Secretaria Geral de Governo. As ações estabelecidas englobam uma série de metas a serem cumpridas pelo órgão central e por todas as instituições vinculadas à pasta.

Entre as principais está a redução dos índices dos principais crimes contra a vida e o patrimônio (homicídios dolosos, latrocínios, roubos e roubos de veículos e furtos). Também faz parte do planejamento estratégico a ampliação do volume de drogas e armas apreendidas, dos índices de resolutividade dos crimes e da conclusão dos laudos periciais.

De acordo com o secretário Wantuir Jacini, a mudança da metodologia de trabalho e o investimento no uso da tecnologia já demonstram impacto na rotina da criminalidade, o que ocorre em virtude das ações deflagradas pelas forças policiais.

Outra aposta da nova gestão são as ações com base em inteligência policial, que norteiam todas as grandes iniciativas da Polícia Civil e Brigada Militar.

Com relação à tecnologia, destacam-se a utilização frequente das Plataformas de Observação Elevada (POEs) em todo Estado e a realocação das câmeras de monitoramento em Porto Alegre. Parte das câmeras que foram instaladas em Porto Alegre para monitorar atividades relacionadas à Copa do Mundo está sendo reposicionada em regiões consideradas de vulnerabilidade, de acordo com as estatísticas elaboradas pela secretaria. Outras serão mantidas, em virtude da necessidade de monitoramento de regiões como os bairros Centro, Cidade Baixa, Praia de Belas e Menino Deus.

Para o sistema penitenciário, Jacini ressalta que as principais metas são a conclusão das obras das casas prisionais, a diminuição da reincidência criminal, a inclusão social do apenado, a capacitação profissional e o aumento da oferta de ensino à população carcerária.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais