Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Polícia Federal investiga crimes na terceirização da saúde em São José do Herval

por Nayam Franco

Investigação ainda abrange os municípios de Trindade do Sul, Saldanha Marinho e Jaguari

Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 01/12, a Operação Paciente Zero, que investiga fraude à licitação, desvio de recursos públicos e corrupção a partir da terceirização da saúde nos municípios de São José do Herval, Trindade do Sul, Saldanha Marinho e Jaguari.

Para a deflagração da operação, foram mobilizados 75 policiais federais que executam 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Ijuí, Saldanha Marinho, Trindade do Sul, Jaguari e São José do Herval.

A investigação teve início a partir de informações recebidas de Hospital Filantrópico de São José do Herval, relatando que a gestão anterior havia contratado, em 2014, empresa de consultoria que seria destinatária de 35% de todas as verbas do SUS repassadas ao hospital.

Posteriormente, o grupo proprietário da empresa de consultoria criou uma Organização Social, que também foi contratada pelo mesmo hospital filantrópico para gerir o estabelecimento, mantendo ambos os contratos e causando sérios prejuízos financeiros à entidade.

No decorrer da apuração, a Polícia Federal identificou que o município de Trindade do Sul contratou sem licitação o Hospital Filantrópico de São José do Herval – que era administrado pelo grupo investigado – para gerir o serviço de SAMU.

Os valores do contrato, porém, eram repassados em sua grande parte (70%) à Organização Social criada pelo grupo, que não era parte da relação contratual. Pelo apurado na investigação, o Hospital Filantrópico de São José do Herval foi utilizado como entidade “laranja” para contratação indireta do grupo investigado com dispensa de licitação.

A mesma sistemática criminosa foi utilizada no município de Saldanha Marinho, que também contratou o hospital de São José do Herval para administrar o hospital da cidade. Também nesse contrato, 70% do valor era repassado à Organização Social, que não era parte da relação contratual.

O município de Jaguari também dispensou licitação para contratação direta da Organização Social administrada pelo grupo investigado, com sede em Saldanha Marinho, para administrar seu Hospital de Caridade, permitindo que o grupo expandisse sua atuação para outras regiões do Estado.

Nos últimos quatro anos e através de contas de suas organizações sociais, o grupo investigado recebeu mais de R$ 6,7 milhões em razão dos contratos suspeitos. Parte desses valores eram direcionados para empresa de consultoria de propriedade do principal investigado.

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais