Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Corsan anuncia novos investimentos para evitar o desabastecimento de água em Soledade

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Transformadores, disjuntores e outros equipamentos serão substituídos

Prefeito reunido com representantes da Corsan
Foto: Paulinho Paes/Tua Rádio Cristal

O desabastecimento frequente de água em Soledade não descontenta somente os moradores do município, evidentemente que o gestor municipal também não está satisfeito com esta situação, tanto é verdade que por inúmeras vezes o prefeito tem solicitado junto à diretoria da companhia de saneamento em Porto Alegre para que tragam soluções para o problema, que tem sido recorrente.

Alberto Amaral, Superintendente de Manutenção Operacional da Corsan, esteve na tarde desta quinta-feira, 30/07, participando de uma reunião com a administração municipal soledadense, onde anunciou investimentos para evitar novos desabastecimentos de água na cidade.

Alberto deixou transparecer que os problemas decorreram de condições extremas sofridos nos últimos seis meses pela estatal, citando como os principais a estiagem, a perda de fornecimento de energia elétrica por parte da RGE e por fim a enchente recentemente ocorrida, com isso exigindo uma grande demanda dos equipamentos mecânicos que apresentaram falhas em seu funcionamento, e que essas falhas incorreram em desabastecimento.

Para tentar solucionar os problemas, melhorias operacionais serão realizadas no município. Conforme Amaral, primeiramente haverá a instalação de dois novos transformadores, pois se porventura queimar o equipamento principal, haverá outros dois para serem acionados imediatamente, dando uma disponibilidade mais ágil no sistema de abastecimento elétrico. Outra situação será a substituição do disjuntor atual por dois novos equipamentos conhecidos como inversores de frequência que fazem com que o motor tenha uma partida lenta e progressivamente atinja a sua rotação máxima, com isso gerando menos estress no equipamento, e por consequência, um desgaste menor.

Quando da última ocorrência de falta d’água, segundo Alberto, foi motivada pela substituição de um equipamento com problemas por outro novo, que tem a capacidade de enviar 95 litros de água por segundo, para a estação de tratamento na entrada da cidade. Dentro de quinze dias será instalado o segundo equipamento e em quatro meses um quarto grupo gerador será entregue à Corsan.

O superintendente não se furtou em dizer que a direção da Corsan sabia dos problemas de desabastecimento no município, porém culpou os eventos climáticos pela situação ocorrida. Alberto ainda comentou que os investimentos em melhorias e equipamentos devem ser em torno de R$ 2.100 milhões, citando preços aproximados.

Em relação a outros investimentos, um novo poço artesiano já está perfurado junto ao bairro das Fontes e, conforme Amaral, todos os equipamentos foram adquiridos e o trabalho está sendo executado. Foi informado também que um novo reservatório será instalado junto ao Parque de Eventos Centenário com capacidade para 100 metros cúbicos, que com o que já existe, haverá a triplicação do fornecimento de água naquele local.

Por fim, o superintendente deixou claro que quando houver desabastecimento, seja nos bairros das Fontes ou no Expedicionário, próximo ao parque, os reservatórios destes locais fornecerão água para as famílias.

Ouça a entrevista com Alberto Amaral, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais