Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

APAE Soledade, 40 anos fazendo a diferença para pessoas com necessidades especiais

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Pessoas visionárias e dotadas de sensibilidade fundaram esta entidade tão importante

Vinte e seis de abril, uma data mais do que especial para a família Apaeana de Soledade e porque não dizer do Rio Grande do Sul, pois neste dia começou a história da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE Soledadense.

A criação da APAE de Soledade, segundo relato da atual diretora da escola, Camila Brum de Azambuja teve início no ano de 1980, quando o então presidente do Lions Clube, Dr. Deodoro Tatim, durante uma viagem onde participou de um encontro de companheiros, falou aos mesmos sobre a preocupação que tinha, como médico e cidadão, da ausência de politicas públicas em seu município que atendessem as necessidades das pessoas com deficiência intelectual, a exemplo da escolarização e reabilitação, e manifestou o desejo de fazer algo sólido que ficasse e realmente ajudasse as pessoas com deficiência e suas famílias.

Ao retornar dessa viagem Deodoro, dotado de sensibilidade e empatia, juntamente com o senhor Lázaro Ortiz (doador do terreno onde está construída a APAE) buscaram apoio de algumas lideranças locais, educadores e pais de pessoas com deficiência, e assim, se reuniram na antiga Delegacia de Ensino onde criaram o estatuto e elegeram a primeira diretoria que ficou composta da seguinte maneira: Presidente: Deodoro Tatim, 1º Vice Presidente: frei Odir Restelatto e 2º Vice Presidente: Sérgio Merlin (Balão).

Neste primeiro mandato a escola teve duas diretoras, Edithe Terezinha Freitas, até 1983 e Ivone G. Ribas, que permaneceu de 1983 até 1990.

A segunda Gestão teve como presidente Elia Picoli Valendorff e diretora Tereza Lourdes de Godoy Barella, que permaneceu por 26 anos a frente da Escola e muito contribuiu para o crescimento da mesma. A terceira gestão foi presidida pela senhora Maura Gomes Gonçalves.

O mandato seguinte teve como presidente Terezinha Saletti Urnau. Em 2001 assumiu a presidência da APAE Celitta Bom Lodi, tendo como sucessora Elaine Maria Pozzebon Borges. Noutro mandato foi a vez de Maria Helena Moraes de Almeida.

Em 2014 o Sr. Zaluar Pedro que já era membro da Diretoria, assumiu a Presidência, permanecendo por duas gestões. Durante esse período, com a aposentadoria de Tereza Barella houve a posse de Camila Brum de Azambuja, como diretora da Escola de Educação Especial Luz e Liberdade, permanecendo até os dias atuais.

Por fim, no ano de 2019, foi eleita presidente da APAE Rozane Giacomini Chiarello, que assim como Tereza Barella, tem dedicado muitos anos de sua vida em benefício da escola, trabalhando por mais de 25 anos como Orientadora Pedagógica e agora como presidente.

Ao longo destes 40 anos, diferentes diretorias, direções, profissionais, amigos e voluntários, trabalharam e contribuíram para que fosse possível avançar nesse processo de inclusão e reconhecimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla como sujeitos de direitos. Cada um do seu modo, no seu tempo, deu o melhor de si e contribuiu para que a APAE se tornasse essa entidade séria, reconhecida e com credibilidade.

Não menos importantes e também fundamentais, deve-se citar os professores, funcionários, equipe técnica e diretiva, que mesmo diante de muitas adversidades, trabalham com amor e dedicação.

Camila fez questão também de agradecer aos casais solidários, amigas da APAE e aos padrinhos da inclusão social, que, voluntariamente trabalharam em prol da Instituição.

Por sua vez, a atual presidente da entidade, Rozane Giacomini Chiarello, destacou que sua história na APAE começou em 14/08/1989, quando foi cedida pelo município para realizar suas atividades profissionais naquele local, na oportunidade Rozane trabalhava como orientadora pedagógica. Passados 31 anos de intenso labor e cumplicidade, hoje comanda, juntamente com sua equipe diretiva, as atividades apaeana no município de Soledade.

Ouça a entrevista com Camila Brum de Azambuja e Rozane Giacomini Chiarello, na íntegra, no player de áudio acima.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais