Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Inspetoria Veterinária de Soledade continuará com fiscalizações em propriedades rurais do município

Baixar Áudio por Marcus Vinicius Prates de Souza

Ação visa manter o Estado como zona livre de vacinação contra a febre aftosa

Médica Veterinária, Isadora Corrêa
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

Pecuaristas gaúchos ainda comemoram a recente conquista do Estado do Rio Grande do Sul que foi reconhcido como zona livre de vacinação contra a febre aftosa, através da Instrução Normativa 52, assinada em 11/08 pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, no entanto os produtores devem ficar atentos as novas diretrizes que precisam ser cumpridas junto às Inspetorias de Defesa Agropecuária.

Para a médica veterinária Isadora Corrêa, coordenadora da Inspetoria Veterinária de Soledade, é um momento importante para a pecuária gaúcha, pois após a conquista o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento buscará o reconhecimento internacional que proporcionará ao Rio Grande do Sul a abertura de muitos mercados importadores de carne que compram carne de gado e suíno do Brasil. “Graças aos esforços dos produtores rurais que vacinaram seus animais por anos a fio e da fiscalização dos órgãos de vigilância é que hoje vivemos esta realidade”, destacou.

Isadora salientou ainda que a partir de agora a vigilância aumentará, pois não haverá mais a vacinação e caberá ao produtor ficar atento ao seu rebanho e que a qualquer suspeita da doença, comunique imediatamente ao responsável da inspetoria veterinária de sua cidade, proporcionando agilidade no atendimento dos profissionais. “O produtor deve observar os sinais clínicos da febre aftosa como aftas na boca do animal e lesões na língua e nos cascos dos mesmos, os seus e de seus vizinhos, quando forem flagrados”, informou.

Uma das exigências para que a vacinação fosse retirada é que os produtores mantivessem seus cadastros atualizados, cadastros estes que serão conferidos na declaração anual do rebanho, fato obrigatório aos pecuaristas.

Por fim, a médica veterinária deixou claro que a equipe da inspetoria veterinária de Soledade realiza ações de vigilância onde faz as fiscalizações nas propriedades, contagem do rebanho e até mesmo barreiras de trânsito, e, se houver inconsistências nas informações, medidas serão adotadas contra o proprietário flagrado em desacordo com as normas.

Ouça a entrevista com Isadora Corrêa, na íntegra, no player de áudio acima.   

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais