Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

RS será certificado internacionalmente como livre de aftosa sem vacinação

por Mariana Teixeira
Foto: Divulgação

O Rio Grande do Sul será reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai oficializar o novo status sanitário do Estado em sua Assembleia Geral, que será transmitida online, mediante cadastro gratuito, na quinta-feira (27/05).

A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, acompanhará a certificação junto à ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Brasília.

O Estado vem se preparando desde 2017 para obter esse novo status sanitário. Como zona livre de aftosa sem vacinação, o Rio Grande do Sul terá acesso a mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá, alcançando até 70% dos mercados mundiais disponíveis. A expectativa é de que haja um incremento nas exportações da carne gaúcha na ordem de US$ 1,2 bilhão anuais.

A retirada da vacinação contra a febre aftosa – suspensa no Estado desde março de 2020 – representa também uma economia de R$ 214 milhões ao ano para os produtores gaúchos, levando-se em conta os custos das doses, a logística de distribuição, mão-de-obra e a perda de peso dos animais por reação à vacina.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais