Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Coagrisol Cooperativa Agroindustrial completa 51 anos nesta terça-feira

Baixar Áudio por Nayam Franco

São 51 anos de fortalecimento do agronegócio e do cooperativismo na região norte do estado

Presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos
Foto: Marcos Vinícius/Tua Rádio Cristal

A Coagrisol Cooperativa Agroindustrial foi fundada em 22/09/1969 com o objetivo de proporcionar aos associados a mais ampla defesa de seus interesses profissionais, comprar em comum, beneficiar, industrializar e comercializar a produção recebida, prestar enfim, toda a assistência que estiver ao alcance da sociedade.

O seu surgimento ocorreu por ocasião de uma comemoração do dia do colono, no então distrito do Mormaço, mais precisamente no dia 25 de julho de 1969, cuja constituição oficial ocorreu em 22 de setembro do mesmo ano.

Por isso, nesta terça-feira, 22/09, a Coagrisol comemora 51 anos de atividades no município. Para o presidente da cooperativa, José Luiz Leite, informou que essa data é importante para todos, mas comemorar também junto ao cooperativismo.

"Precisamos voltar no tempo e agradecer, enaltecer, aqueles 135 guerreiros, líderes que tenho certeza que não imaginavam o que seria aquela empresa que eles estavam dando início. Muitos penhoraram seus bens para que a cooperativa pudesse ter mais valores. Eles contam que chegaram a colocar suas terras em garantia", ressaltou.

Dos 135 restaram 16 com vida em 2020, 51 anos após a sua fundação. "Eles nos ensinam sempre, eles sempre tem uma palavra para nos ajudar", contou.

Por iniciativa de um grupo de agricultores liderados pelo senhor Egydio Pederiva, que além de percorrer as comunidades mobilizando os agricultores para associarem-se, organizou toda a documentação, inclusive estatuto social, foi-se encaminhado aos órgãos competentes o pedido de obtenção oficial para a criação da Coagrisol.

A área de atuação da Coagrisol abrange 18 municípios espalhados pela região norte do estado do Rio Grande do Sul.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais