Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Novo golpe com cartão de crédito faz diversas vitimas em Soledade

por Nayam Franco

Golpe possui até um esquema envolvendo busca do cartão de crédito na casa de clientes

Foto: Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

Criminosos estão aplicando um novo golpe utilizando o cartão de crédito de clientes de diversos bancos de Soledade. Pelo menos três casos foram registrados nas últimas 24h, mas há a possibilidade de que mais vítimas possam ter sido feitas.

Conforme informações prestadas pela Polícia Civil de Soledade, o golpe possuiu um esquema local que envolve até a busca de cartões de crédito com a utilização de um "motoboy".

Dentro os casos registrados, a informação é de que uma pessoa se identificando como funcionário do Banrisul liga para o cliente e pergunta sobre uma possível utilização do seu cartão de crédito em algum outro local distante, nos casos foram usados exemplos como a possível utilização em Santa Catarina.

Quando negado pela vítima, o criminoso solicita que a pessoa entre em contato com um número 0800 fornecido por ele que seria endereçado para uma golpista, quando ele mesmo não comete o golpe.

Nesta etapa, os criminosos solicitam dados alusivos aos cartões, números, código de segurança e até a senha. Para não gerar desconfiança, eles encaminham para esse 0800 que seria para o banco.

Os criminosos solicitam inclusive que a vítima receba um "motoboy" da Central de Relacionamento do banco, cargo que na realidade não existe. O homem vai de moto até a residência da vítima e recolhe os cartões, com as senhas, inclusive de outros bancos para cancelamento também. Em um dos casos que foi registrado desta maneira, o homem estava com a camiseta do Banrisul e também um crachá.

Com isso, a vítima é lesada de diversas maneiras. Uma vez com o cartão de crédito e com as senhas, os criminosos fazem saques e compras pela internet. Em um dos golpes, a vítima foi lesada em mais de R$ 8 mil.

Há a possibilidade de que outras pessoas tenham sido feitas de vítimas, mas não registraram a ocorrência. A orientação da Polícia Civil é para que as pessoas não divulguem, sob hipótese alguma, dados de cartões via telefone para ninguém.

Os bancos geralmente não ligam para seus clientes e, havendo uma urgência para  necessidade expressa de ligação, jamais solicitam alguma informação deste gênero. Quaisquer informações a polícia deve ser acionada pelo 190 ou 197.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais