Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Tua Rádio Cristal comemora 68 anos de presença marcante em Soledade e na região

por Marcus Vinicius Prates de Souza

Aniversário foi repleto de mensagens durante a programação

Foto: Nayam Franco/Tua Rádio Cristal

Com uma presença marcante em Soledade e região, a Tua Rádio Cristal comemora nesta sexta-feira, 18/10, 68 anos de serviços prestados para a comunidade.

Ao longo desta trajetória sempre buscou trabalhar em prol da comunidade, dos mais diversos seguimentos representativos, principalmente na área social, contribuindo na divulgação das ações para diminuir dos problemas nos municípios de sua abrangência.

Desta forma, cumprindo sua missão e levando a boa nova até seus ouvintes, dentro da filosofia estabelecida pelos Freis Capuchinhos.

Com a proposta de acompanhar a evolução tecnológica, a Tua Rádio Cristal está entre as primeiras rádios do Rio Grande do Sul que fizeram a migração do AM para o FM (100.5), melhorando consideravelmente a qualidade do áudio até seus ouvintes de toda a região. 

Cada vez mais a Tua Rádio Cristal emancipa seu trabalho para várias plataformas e diversas redes sociais. Através do Facebook, milhões de pessoas já tiveram acesso às notícias de Soledade e região, além de estar presente também no Instagram e Twitter.

Durante toda a programação desta sexta-feira, 18/10, foram várias as manifestações de ouvintes de diversos municípios parabenizando a emissora por esta data, mas principalmente pela sua atuação destacada ao longo de todos estes anos.

O diferencial neste ano foi uma parceria com a escola Dona Darcila do Pontão da Boa União e trinta e uma mensagens lidas pelos alunos durante a programação da Tua Rádio Cristal de 14 a 18 de outubro.

O gerente geral, Paulo Griniuca, destaca que  uma das principais metas da emissora tem sido a participação na vida das comunidades em que atua, através do jornalismo, da música, esporte, da evangelização e do entretenimento.

Griniuca acredita que a grande diferença nesta trajetória seja a qualidade do conteúdo que é produzido pelos seus profissionais, visando deixar os ouvintes por dentro de tudo o que acontece na sua cidade, de forma imparcial e ética.

Segundo o diretor geral da Tua Rádio Cristal, Frei Geraldo Paludo, este meio de comunicação esta aí para servir e atender as necessidades da comunidade e claro, com o foco de formar e informar a comunidade regional.

Conheça um pouco da história da Tua Rádio Cristal

O trabalho de evangelização começou com o grupo de Freis Capuchinhos quando adquiriram a Tua Rádio Cristal de outra emissora a Rádio Difusora Sul do Brasil, de Erechim.

Começou como serviço de alto falantes, instalados ao longo da Avenida Marechal Floriano, levando então nome de Rádio AZ, iniciais de seu idealizador, Agostinho Zarpelon.

Na época eram montados amplificadores, toca-discos e alto falantes, que eram espalhados pela praça e ao longo da Avenida principal, animando os ouvintes ao meio dia, à tardinha, domingos e festas.

A rádio AZ foi precursora da Rádio Cristal que começou a funcionar em 18 de outubro de 1951. Fazendo parte inicialmente da Rede Sul Brasil, passou por momentos difíceis, quando foi cassada durante o período revolucionário, por suas críticas ao governo, ressurgindo pouco depois com o nome de rádio Cacique, filial de Lagoa Vermelha.

Em 1977, a Rádio Cristal foi reinaugurada. A emissora tem como missão: “Formar, informar e entreter, evangelizando e promovendo as pessoas na comunidade, defendendo e promovendo a vida e os valores como a família, a fraternidade, a solidariedade, a justiça, a paz, a ecologia e a integridade da criação, colaborando na formação religiosa, cultural, ética e cívica do povo” e tem a seguinte filosofia: “Construir a história em equipe, em comunidade, cultivando o espírito franciscano promovendo a Paz e o Bem”.

Do microfone rudimentar, do disco de 33 rotações, da fita cassete, dos CDs ao sistema digital, até os dias de hoje, com transmissão via satélite, em qualquer hora e lugar, sendo ouvida por centenas de pessoas no aparelho de rádio, no celular, na internet, no MP3: a tecnologia deu ao rádio as forças necessárias para se garantir perante à TV, preservando a mesma magia.

Agora os ouvintes poderão viajar tranquilos com a companhia da Cristal. Com a mesma programação, mas com melhor qualidade e maior abrangência, a Tua Rádio Cristal pode ser sintonizada em grande parte do norte gaúcho pelo FM, na frequência 100.5 FM.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais