Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Maríndia Graciola recupera-se de cirurgias, mas quadro ainda inspira cuidados

por Nayam Franco

Maríndia continua em Passo Fundo em observação

Maríndia recupera-se de acidente ainda internada em Passo Fundo
Foto: Tripop

A moradora de Soledade Maríncia Graciola que sofreu um acidente de moto na ERS-332 na tarde de sábado, 14/09, continua internada em Passo Fundo em um quadro de saúde que inspira cuidados.

Familiares de Maríndia conversaram com a reportagem da Tua Rádio Cristal e contaram sobre os momentos após o acidente que envolveu a moradora de Soledade na tarde de sábado, 14/09.

"A gente chegou lá vinte minutos depois que ela tinha chegado com a ambulância e chegou dormindo. Foram quinze minutos que tivemos para ver ela. Uma hora depois a médica falou que não sabia o porquê ela continuava desacordada", relataram.

Naquele momento, Maríndia estava em coma, mesmo sem ser medicada. O seu batimento cardíaco estava estável, mas não estava reagindo a medicamentos e continuava em coma, mesmo sem ter sido medicada para isso, nem induzida.

"A gente esperou mais umas três horas para saber o motivo por que ela não tava acordando, os exames ficaram prontos e ela não tinha nada na coluna, o que ela tinha era no cérebro, um inchaço que a médica achava que tinha acontecido pelo deslocamento do pescoço", contaram.

O que aconteceu, na verdade, é que houve uma parada muito brusca que, com o choque, foi reduzida de maneira muito rápida causando um inchaço no cérebro da motociclista.

Conforme Augusto, na Escala de Glasgow, o nível do cérebro de Maríndia estava na escala 3, o menor dentre os possíveis. A escala serve para medir o nível de consciência após uma lesão cerebral. A menor é a 3 e a maior é escala 15 onde são avaliados três parâmetros: abertura ocular, resposta verbal e resposta motora.

Neste nível, Maríndia não estava escutando, não mantinha a pressão, não reagia a estímulos e continuava desacordada. Da tarde de sábado para a manhã de domingo, Maríndia melhorou para a Escala 7.

Mesmo assim, escala entre 3 a 8 ainda é considerado grave; entre 9 e 12, trauma moderado e entre 13 e 15, trauma leve. Os médicos descobriram no domingo que o cérebro de Maríndia havia inchado e agora aguardariam a desinchar.

Familiares finalizaram dizendo que ela passou por cirurgias devido as fraturas expostas no punho, dedo e patela esquerda.

O acidente

Um grave acidente deixou uma moradora de Soledade ferida na tarde deste sábado, 14/09, na ERS-332 em Lagoa dos Três Cantos.

Segundo informações preliminares prestadas por amigos que estavam junto no momento em que o acidente aconteceu, Maríndia Graciola conduzia sua motocicleta quando se envolveu em um acidente com uma GM Blazer em uma curva.

Conforme a Polícia Rodoviária Estadual de Tapera, ela foi conduzida para Passo Fundo em estado grave. Maríndia e três outros motociclistas retornavam de Não-Me-Toque quando o acidente aconteceu.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais