Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Famurs e SES ampliam parceria para promover ações de combate à dengue

por Marcus Vinicius Prates de Souza

De acordo com a secretária estadual, até o momento, o RS contabiliza 62 óbitos por dengue, em 26 municípios, superando os anos anteriores

Foto: Guilherme Pedrotti/Assessoria de Imprensa da Famurs

Para construir e fomentar ações de combate à dengue nos municípios gaúchos, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, recebeu nesta terça-feira (12/7) a secretária de Saúde do RS, Arita Bergmann. Durante o encontro, Arita afirmou que a proximidade do Estado com a entidade é fundamental para execução de políticas públicas, especialmente para desenvolver ações para enfrentamento ao aedes aegypti.

De acordo com a secretária estadual, até o momento, o RS contabiliza 62 óbitos por dengue, em 26 municípios, superando os anos anteriores. Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que já são mais de 51 mil casos confirmados no estado e 449 municípios infestados até a primeira quinzena de julho. “Se não trabalharmos juntos teremos um colapso no sistema de saúde nos próximos anos”, alertou Arita.

Entre as ações previstas, está a realização de uma mostra de boas experiências, para divulgar o trabalho de prevenção realizado nas prefeituras gaúchas; promover um calendário de capacitações para os agentes de saúde, em parceria com a Escola Famurs; apoiar nas orientações aos comitês de saúde; e divulgar o Canal Dengue.

Outro objetivo com a parceria é trazer para o RS três estratégias de combate à dengue já utilizadas em outros estados e países. São elas: estações disseminadoras de larvicida, armadilhas ovitrampas e a borrifação residual intradomiciliar, também chamada de BRI. Conforme o biólogo do Centro de Vigilância em Saúde do RS (CEVS/SES), Jáder Cardoso, as ações terão como foco diminuir a intensidade do mosquito e eliminar criadouros, além de buscar entender quais dificuldades os municípios têm para realizar o combate e enfrentamento da doença.

“A parceria é muito importante, visto a necessidade de complementar as alternativas e ferramentas disponíveis para melhorar o controle da doença no nosso estado. A Famurs é parceira e está à disposição para construir com a secretaria ações efetivas de combate e prevenção à dengue”, afirmou Salerno.

Nos próximos dias, a SES fará contato com a Fiocruz, responsável pela tecnologia das estações disseminadoras, para promover com a Famurs a capacitação de gestores e agentes de endemia. A ideia é apresentar o instrumento de baixo custo, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia, e mostrar a estratégia utilizada para a eliminação de focos do mosquito.

Também participaram da reunião o assessor técnico de Saúde da Famurs, Paulo Azeredo; a diretora do CEVS, Cynthia Goulart; e a coordenador da Atenção Primária à Saúde, Laura Ferraz.

Crédito da Notícia: Ellen Renner/Assessoria de Imprensa da Famurs

Crédito da foto:  Guilherme Pedrotti/Assessoria de Imprensa da Famurs

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais