Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Precisamos falar sobre a depressão: ajuda profissional e familiar são cruciais para tratamento

por Nayam Franco

Psicóloga alertou sobre sintomas e sobre como funciona o tratamento

Foto: Divulgação

A depressão ainda é um tabu no Brasil. No entanto, cada vez mais frequente na sociedade, o tema deve ser mais abordado para identificar e auxiliar na recuperação daqueles que sofrem com essa doença que assola o século no mundo todo.

A psicóloga Naya Susan Becker esteve na Tua Rádio Cristal para falar sobre esse assunto, sobre o depressão, os sintomas, as dúvidas e o tratamento desta doença que ainda está sendo estudada.

A depressão é um distúrbio comportamental que pode ser causado pro problemas psicológicos ou também biológicos, quando há alteração no circuito neuronal, ou seja, os neurotransmissores não conseguem mandar a carga certa para os neurônios.

Ainda sem explicação científica, a depressão se caracteriza pela perca de interesse em atividades que antes eram agradáveis, oriunda de uma baixa auto estima, a pessoa com o distúrbio não tem mais vontade de fazer nada.

"E é aí que começam os sintomas mais graves como o isolamento social, o choro sem motivo, a angústia, a preocupação constante com tudo, alteração no sono ou sonolência durante o dia, falhas na cognição, perdendo a concentração, excesso de peso ou diminuição de peso de forma excessiva", revelou Naya.

A psicóloga lembrou ainda que cada caso de depressão é um caso totalmente diferente e deve ser analisado individualmente por um profissional. Existe também diferença entre a depressão e episódios depressivos, que duram certos momentos e dias, mas logo a pessoa volta a ter sua vida normal.

Já com a depressão, os sintomas são analisados cada vez mais profundos e causando cada vez mais isolamento da pessoa. Há ainda a depressão recorrente, quando os episódios depressivos vem e vão com certa frequência.

A principal orientação em casos com esses sintomas é procurar a ajuda profissional, mas não só isso: a família tem papel fundamental no tratamento de uma depressão. "A família tem total importância no tratamento. Quando notarem que um familiar está com os sintomas, é importante tentar chegar com uma maneira gentil, carinhosa, conversar, dizer a ela que vai acompanhar, que vai fazer tudo pra auxiliar a pessoa", contou Naya.

Contudo, Naya frisou que não basta a família estar preocupada com a pessoa com depressão, ela mesmo precisa querer o tratamento. "A gente recebe muitos casos que a família acompanha, mas a pessoa não quer se tratar, porque é muito mais fácil não fazer nada. Não é fácil levantar, mas a pessoa tem que ter esperança que tem recuperação. É bom que a gente fale do tema, pra mostrar que quando a gente pega uma depressão no início a pessoa já apresenta melhora com tratamento em poucos dias, basta se tratar", pontuou a psicológa.

Sintomas para prestar atenção:

Tristeza ou com um humor deprimido;

Perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas;

Alterações no apetite – perda de peso ou ganho não relacionado à dieta;

Problemas para dormir (insônia) ou dormir demais;

Perda de energia ou aumento da fadiga;

Baixa autoestima e presença de sentimentos de culpa;

Dificuldade para pensar, concentrar ou tomar decisões;

Pensamentos de morte ou suicídio;

Os sintomas devem durar pelo menos duas semanas para um diagnóstico de depressão.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cristal

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais