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Região se mobiliza pela pavimentação da BR 153 e duplicação da BR 285

por Rudimar Galvan

Fórum Estratégico para o Desenvolvimento Regional foi promovido pela UPF para buscar ações concretas em benefício da infraestrutura logística da região

Comissão constituída no fórum entregará pedido formal às autoridades federais pelas obras nas rodovias
Foto: Gelsoli Casagrande

A Universidade de Passo Fundo (UPF) lidera uma movimentação regional que busca a pavimentação da BR 153, nos aproximadamente 70 km entre Passo Fundo e Erechim, e a duplicação da BR 285 no trecho urbano de Passo Fundo. Com esse objetivo, a UPF e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) das regiões Norte e Produção realizaram nesta quinta-feira, 22 de outubro, o Fórum Estratégico para o Desenvolvimento Regional. O evento reuniu autoridades regionais e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que apresentaram o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a pavimentação da BR 153 (Transbrasiliana) no trecho Passo Fundo – Erechim. Ao final do Fórum, uma comissão foi constituída para acompanhar o andamento das demandas junto às autoridades federais.

 

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza destacou que o Fórum congrega a sociedade civil organizada e  entes políticos, para levar adiante demandas que ficaram paralisadas ao longo do tempo. “Nossa intenção é, com esse ato, retomar as tratativas visando ao desenvolvimento regional, que passa, sem dúvida, pela pavimentação da BR 153, e pela duplicação da BR 285, duas rodovias importantes da nossa região e que precisam receber uma atenção diferenciada do governo federal”, resumiu o professor.

 

Montar uma comissão pró BR 153 e BR 285 é uma das principais ações decorrentes do Fórum, conforme destaca a presidente do Corede Produção Munira Awad. A presidente salientou que será entregue formalmente às autoridades federais um documento que aponta a necessidade urgente das obras nas rodovias, fundamentais para o desenvolvimento regional. Uma comissão pela duplicação da BR 285, presidida pelo vereador de Passo Fundo Pedro Daneli, já está em atividade e deve se integrar ao movimento proposto pela Universidade.

 

O presidente do Corede Norte e diretor da URI Campus Erechim Paulo Sponchiado lembrou que a BR 153 tem 4 mil quilômetros de extensão, dos quais apenas os 68,5 km entre Passo Fundo e Erechim não são pavimentados. Para ele, a estrada já tem todas as condições para que isso aconteça, basta o avanço nos trâmites necessários para o início das obras.

 

Pavimentação apontada em estudo

O superintendente do DNIT Hiratan Pinheiro da Silva explicou que o EVTA é fundamental para definir o projeto de pavimentação da BR 153. O estudo, concluído há dois meses, evidenciou a necessidade de pavimentação e contempla todas as possibilidades de deslocamentos pela rodovia. De acordo com Hiratan, uma obra dessa magnitude leva aproximadamente três anos para ser executada. Soma-se a esse tempo mais seis meses a um ano, período necessário para a fase de projeto e contratação de empresa.

 

Integraram a mesa de abertura do Fórum o representante da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e prefeito de Coxilha Julio Mesquita Ceni, o representante da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) e prefeito de Ipiranga do Sul Mario Luiz Ceron, o presidente do Corede Norte e diretor da URI Erechim Paulo Sponchiado, a presidente do Corede Produção Munira Awad, o presidente da Associação das Câmaras de Vereadores da Região da Produção e vereador de Marau Yura Kurtz, o representante da Câmara de Vereadores de Passo Fundo Alex Necker, o deputado estadual Gilmar Sossella e o superintendente regional do DNIT Hiratan Pinheiro da Silva. O público foi constituído por prefeitos, vereadores, representantes de entidades, associações, representantes de deputados estaduais e federais, secretários municipais, representantes de empresas e sindicatos, proprietários rurais, docentes e discentes UPF.

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