Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Incêndio mata quatro indígenas na Reserva da Serrinha em Ronda Alta

por Rudimar Galvan

Indígenas foram identificados pela polícia e os nomes revelados para a divulgação

Quatro indígenas morreram após um incêndio em uma cadeia, dentro de uma reserva, no interior de Ronda Alta, na madrugada desta quarta-feira, 21. O sinistro foi registrado por volta de 1h, na comunidade Alto Recreio pertencente à Reserva da Serrinha, que possui uma grande área territorial. 

A informação dá conta que cinco pessoas estavam no interior de uma prisão, na reserva indígena, quando por razões, que ainda estão sendo esclarecidas pela polícia, iniciou um incêndio. Dos cinco presos, quatro acabaram morrendo carbonizados.

Informações dão conta que existia um conflito entre dois grupos indígenas. Não foi descartada a possibilidade de ter sido criminoso. A Polícia Federal de Passo Fundo deverá investigar o ocorrido. 

O delegado Leandro Antunes, que acompanha o caso, informou que uma investigação preliminar da conta de que a prisão deles ocorreu em decorrência de perturbação de sossego, uma festa que estaria ocorrendo na localidade. Índios estavam em uma residência bebendo e perturbando os vizinhos, razão pela qual a liderança foi acionada e efetuou a prisão dos cinco.

A cadeia indígena é da cultura deste povo, com fins disciplinares, destinada a quem desobedece as leis impostas pelas lideranças indígenas.

A identidade das vítimas foram divulgadas pela polícia: Josué Gabriel Silveira (23 anos), Edilson Kesig Paulo (21 anos), Suzana Mariano (24 anos) e Esmael Batista (23 anos).Os corpos foram levados para o IML de Carazinho e após exames foram liberados para o funeral. O enterro dos quatro indígenas ocorreu na tarde desta quarta-feira.

As investigações prosseguem.

Informações e fotos: Bruno Reinehr / Planalto News

 

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais