Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Polícia investiga sequestro de carros na região

por Rudimar Galvan

Trabalho da DEFREC de Passo Fundo já chegou em Tapejara

Agentes da equipe de investigações da Defrec - Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Passo Fundo estiveram nesta sexta-feira, 18, na delegacia de Tapejara para ouvir quatro vítimas e um suspeito de participar de um esquema de furtos e resgates de veículos.

O trabalho faz parte da operação policial denominada "Retorno", coordenada pelo delegado Adroaldo Schenkel, que resultou na prisão, na manhã de segunda-feira (14), em Passo Fundo, de Marcelo Freitas, um ex-Policial Militar, de 45 anos, conhecido pelo apelido de Marcelão e seu comparsa José Antônio Gonçalves, o Caroço de 55 anos. Os dois são acusados de exigir resgate para devolver veículos furtados ou roubados.

Em Tapejara duas caminhonetes e um VW Gol foram furtados nesse período. Uma pessoa está sendo investigada, pois foi apontada pelas testemunhas e pela investigação, como o contato entre as vítimas e os acusados. A polícia pretende esclarecer o grau de envolvimento desse homem com os dois presos em Passo Fundo.

Os policiais informaram que após o furto ou roubo dos veículos, normalmente modelos mais antigos e sem seguro, os bandidos entravam em contato com os proprietários exigindo resgate.

Uma prática comum era a ameaça contra as vítimas e seus veículos. Os acusados orientavam os proprietários a não avisarem a polícia e demonstravam conhecer a rotina, o endereço, o nome de familiares e deixavam claro que se a vítima não pagasse o resgate o carro seria incendiado. O valor do resgate girava em torno de 30% do valor do veículo, podendo variar conforme o modelo e ano. Houve o caso de uma vítima que pagou R$ 11 mil pelo resgate de uma caminhonete D-20.

Houve casos em que a vítima pagou e não recebeu o veículo ou pagou e teve o carro furtado uma segunda vez, isso porque os bandidos fazem uma cópia da chave. Já foram registrados assaltos enquanto as vítimas tentavam negociar o resgate e situações em que os bandidos levaram o carro que a vítima usou para se deslocar até o local da negociação e mais o dinheiro do resgate.

Nas investigações ficou provado que existe uma rede de informantes na região, conseguindo nomes, endereços e telefones de suas vítimas e informações sobre os veículos furtados ou roubados.

Informações: Rádio Tapejara

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais