Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Motoristas que não estiverem com exame toxicológico em dia pagarão multa

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

A fiscalização do exame toxicológico periódico de motoristas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) das categorias C, D e E, cuja a validade da CNH expirar entre março e junho de 2021, começaram, desde a quinta-feira (1º).

O motorista tem que procurar um laboratório credenciado para fazer o exame, a amostra é de cabelo, pelo ou um pedaço da unha do examinado. O material vai para análise clínica para verificar se o condutor fez utilização de alguma substância tóxica de origem proibida.

A validade do exame é de 2 anos e seis meses. Acabando esse período, o condutor deverá repetir os exames, independente da validade da CHN. Pois com as alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que altera a validade da CNH de cinco para dez anos para os condutores que tenham até 50 anos de idade, os condutores deverão fazer o exame assim que acabar o período de 2 anos e seis meses.

A Polícia Rodoviária Federal orienta que se faça o exame antes com alguns dias de antecedência pois o exame não sai na hora e se, por acaso, o motorista deixa para o último dia, ele não poderá conduzir o veículo até que tenha em mãos o exame.

A multa para quem não realiza o exame é agravada em cinco vezes. O valor é de R$ 1.467,35 para quem não estiver com o exame em dia. Além da multa, são previstos sete pontos na CNH (multa gravíssima) e suspensão do direito de dirigir por três meses.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais