Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Rio Grande do Sul fica na bandeira preta por mais uma semana

por Isadora Helena Martins

A ocupação elevada dos hospitais foi o principal motivo para a manutenção do alerta máximo para Covid-19

Foto: Divulgação / Governo do RS

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou o mapa do Distanciamento Controlado no final da tarde desta sexta-feira (23/04). Todo o estado permanece na bandeira preta, por mais uma semana.  Essa é a nona semana consecutiva que o RS fica no nível risco mais elevado referente à pandemia de Covid-19. O mapa da 51ª rodada tem vigência até 3 de maio. Como todas as regiões estão em cogestão, podem ser adotados protocolos até o nível de bandeira vermelha.

Nesta rodada, houve melhora, na média estadual, no número de internados por Covid-19 em leitos clínicos, com uma queda de 12%; as internações em UTIs também diminuíram 10%. O número de registros de óbitos reduziu 24% em relação à semana passada.

A manutenção de todas as regiões Covid-19 na bandeira preta ocorre devido à trava de segurança do modelo que coloca as regiões nessa cor mesmo que alguma tenha ficado com a média mais baixa. A salvaguarda da bandeira preta é acionada quando a ocupação dos hospitais ainda está em nível elevado, próximo aos níveis de superlotação.

Nesta sexta (23) o governador Eduardo Leite anunciou o decreto que permite a cogestão, também, para a educação e, consequentemente, a retomada das aulas presenciais nos anos iniciais.

O mapa divulgado nesta sexta (23) já é definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário.


Serra Gaúcha tem melhora nos indicadores

A região de da Serra Gaúcha também apresentou queda em alguns indicadores como: os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias (-37.5%); quantidade de pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (-15%); internações em leitos clínicos (-14.3%); internados em UTI com Covid-19 (-14.8%).

O indicador relacionado a capacidade de atendimento também melhorou, mantendo-se na bandeira amarela. O percentual de leitos de UTI livres, em comparação com pacientes confirmados para Covid-19 ocupando esses leitos apresentou um aumento de 139.9%, passando de 0.09 para 0.21. No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se um aumento de 104.3%, passando de 23 para 47. Este último indicador, porém, manteve- se na bandeira Preta.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais