Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Município cede espaço para atuação da Associação Causas Sociais

por Rudimar Galvan
Foto: Divulgação

Na quarta-feira, dia 14, o prefeito municipal, Gustavo Bonotto, e o secretário da Ação Social e Habitação, Ênio Vargas, participaram de uma reunião com os integrantes da Associação Causas Sociais - ACS, que através de seus voluntários, é responsável por diversas ações solidárias no Município, incluindo a distribuição de marmitas às pessoas em vulnerabilidade, além da organização de brechós sociais.

Na ocasião, o gestor municipal e o secretário da Ação Social, puderam conhecer mais sobre as iniciativas do grupo Causas Sociais, que expôs a necessidade de um espaço maior para atuação, já que hoje conta com um local pequeno disponível para os seus trabalhos, que vão desde a organização de um Brechó Social, feito com recursos próprios da Associação e com o auxílio da comunidade, através da arrecadação de roupas e utensílios para a serem vendidos a pequenos valores, até a confecção de mais de 3 mil barras e 1000 litros de sabão líquido para doação às famílias carentes.  

Diante da solicitação e tendo em vista a importância das iniciativas da Associação Causas Sociais para a comunidade, o Município disponibilizará um espaço para realização de suas ações. O local de atuação será em anexo à Casa da Cultura, que conta com espaço amplo para as atividades do grupo.

Conforme a tesoureira da ACS, Clarissa Balestrin, além do Brechó Social, o espaço servirá para a organização das demais ações do grupo, como por exemplo, o projeto Brasil sem Frestas, que através de doações de caixinhas de leite e o auxílio de voluntários, é responsável pela confecção de protetores térmicos de parede para a população em extrema vulnerabilidade, amenizando o frio das famílias em dias de inverno.

Associação Causas Sociais

O grupo Causas Sociais atua no município desde 2019, quando iniciou a distribuição de marmitas para a população carente dos bairros, além de auxiliar o município no cadastro, separação e distribuição de roupas e alimentos às famílias atingidas pelo temporal de granizo.

Com a pandemia, a distribuição de marmitas acabou sendo interrompida com o objetivo de evitar aglomerações. Mesmo assim, o grupo continuou atuando com a distribuição de sacolas básicas de alimentos com o auxílio dos presidentes de bairros da cidade.

Ações como essa, tornaram o grupo conhecido entre a população, que ganhou o status de Associação. Além dos projetos mencionados, hoje, a Associação Causas Sociais auxilia em diversas ações de entidades do Município, como o Natal Solidário, além de criar o projeto Papai Noel na Camionete Branca, que já distribuiu mais de 300 kg de doces nas regiões mais periféricas da cidade.

Atualmente, o principal objetivo da ACS é incentivar o trabalho voluntário e o ingresso e reingresso de voluntários nos bancos escolares por meio do EJA – Educação de Jovens e Adultos, incentivando a se estabelecerem efetivamente no mercado de trabalho, adquirindo a independência e, consequentemente, a melhoria de vida.

 

 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais