Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Rotatórias exigem atenção e direção defensiva dos condutores no centro de Lagoa Vermelha

por Rudimar Galvan

Com o aumento constante do número de automóveis circulando nas vias do Município, o Departamento Municipal de Trânsito (DMT) está implantando da nova sinalização viária, que faz parte do Novo Plano de Mobilidade Urbana. Dessa forma, as implantações têm o objetivo de trazer soluções para diferentes pontos em que há grande fluxo de veículos, para alguns pontos a solução apontada foi por meio de rotatórias, visando reduzir o índice de acidentes e o potencial de risco eminente.

As rotatórias foram criadas para dar andamento no trânsito sem a necessidade de parar o trânsito como nos semáforos, são usadas na maioria das cidades do Brasil e em diversos países como a solução para os gargalos no trânsito. Assim, cada vez mais surgem novas implantações como na cidade de Gramado, que é referencial no trânsito por não existir nenhum semáforo e diversas rotatórias. Já em Lagoa Vermelha essa é uma novidade para alguns condutores que desconhecem o funcionamento das mesmas.

Com a nova rotatória implantada na avenida Benjamim Constant com a rua José Bonifácio, já são três finalizadas e em funcionamento no Município. A atenção e a direção defensiva são necessárias para que o fluxo ocorra com normalidade, evitando as chamadas “fechadas” e transtornos com acidentes evitáveis, porque não existe mais via preferencial, e a prioridade passa a ser sempre de quem primeiro adentrar e já estar circulando no eixo da rotatória. 

O coordenador do DMT, Gesiel Toledo, faz um alerta para que os condutores ao se aproximarem das rotatórias, reduzam a velocidade, observando sempre à esquerda. Se tiver algum veículo circulando, o motorista deve parar e dar a preferência a este, e a partir do momento que houver espaço, o condutor deve seguir e não parar mais na área central da rotatória.

“Esta sinalização é prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Artigo. 29. O condutor que colidir com algum veículo que esteja na área central, poderá estar sujeito a assumir os prejuízos causados, por isto a atenção e a parada básica na área do triângulo, que simboliza a preferência e é quase que obrigatória para evitar possíveis transtornos”, ressalta Toledo.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Cacique

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais