Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Conheça as regras de utilização dos ciclomotores

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Tenente da Brigada Militar alerta condutores para as regras de trânsito

Foto: Divulgação

A Tua Rádio Alvorada recebeu na manhã desta quinta - feira, 24/06, o Tenente da Brigada Militar de Marau, André Teixeira, para falar sobre as regras de uso dos ciclomotores. Segundo ele, o número de condutores deste tipo de veículo tem aumentado no município, exigindo que os policiais intensifiquem o trabalho de orientação. 

De acordo com o Tenente, o ciclomotor é um veículo de duas ou três rodas, que possui motor a combustão e que tem capacidade máxima de 50km/h. Quem deseja comprar e conduzir um ciclomotor deve se enquadrar às regras de trânsito previstas por lei, como ter Carteira de Habilitação ACC - Autorização para Conduzir Ciclomotores, utilizar equipamentos de segurança, manter o veículo emplacado e ter registro do ciclomotor com o Detran. Quem não respeitar as normas de trânsito pode ser autuado e deverá responder pelas infrações. Em caso de crimes de trânsito, como dirigir na contramão, não respeitar a faixa de pedestres ou a sinalização, atropelamentos, acidentes de trânsito, entre outros, o condutor do ciclomotor também será responsabilizado.

No caso dos veículos não motorizados, como a bicicleta, por exemplo, o Tenente, explica que não há necessidade de documentos de habilitação ou de veículo, mas que o uso deve ser feito com responsabilidade. A preferência é  que o ciclista, para a sua própria segurança, utilize os espaços de ciclovia disponíveis no município. Qundo não for possível, a melhor opção é evitar a calçada, local que é de exclusividade dos pedestres. Ele ainda lembra que o capacete é equipamento obrigatório para quem deseja andar de bicicleta. 

A entrevista completa com o Tenente André Teixeira está disponível no áudio da matéria.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais