Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Nova mobilização reúne lideranças por melhorias nas BRs 285 e 153

por Camila Agostini

II Fórum Estratégico para o Desenvolvimento Regional foi realizado em Erechim

Foto: Divulgação / Gelsoli Casagrande

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Hiratan Pinheiro da Silva, marcou presença no II Fórum Estratégico para o Desenvolvimento Regional, que ocorreu em Erechim, nesta quarta-feira, 20/07. O evento representa mais uma etapa da mobilização que trabalha pela pavimentação da BR 153 e da duplicação da BR 285. A BR 153, conhecida como Transbrasiliana, é a quarta maior rodovia do Brasil e se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.300km. Os 68,4km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho não pavimentado da via. A conclusão dessa obra é uma demanda histórica da região, considerando sua importância para o escoamento da produção agrícola. A BR 285, entre Passo Fundo e Carazinho, possui tráfego de aproximadamente 8 mil veículos por dia.

No evento em Erechim, Pinheiro da Silva, apresentou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da pavimentação da BR 153 e os estudos para adequação de capacidade e melhorias operacionais na BR 285. De acordo com Hiratan, o estudo já foi concluído, e o próximo passo é buscar a elaboração do projeto, que, segundo ele, mesmo com recursos mais enxutos, é obra prioritária. Sobre a BR 285, o superintendente relatou que um trecho de terceira pista foi concluído e outro está em construção. O próximo passo da comissão na busca por essas demandas é conseguir o apoio da bancada gaúcha em Brasília e do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil para o avanço desse processo. Para isso, uma viagem à capital federal está sendo programada, ocasião em que serão entregues registros das mobilizações regionais e um abaixo-assinado com mais de 20 mil assinaturas em apoio às causas.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo presidente do Corede Norte e diretor geral da URI Erechim, Paulo José Sponchiado; o reitor da URI, Luiz Mario Spinelli; o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza; o superintendente regional do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva; o presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau) e prefeito de Aratiba, Luiz Ângelo Poletto; o prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis; o diretor de agronegócio da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Nelson Girelli; e o vice-presidente do Corede Produção, Marco Silva. Estiveram presentes prefeitos, vereadores, secretários municipais, representantes de entidades e instituições de municípios da região.

O reitor José Carlos Carles de Souza destacou que a instituição vem capitaneando esforços pelo desenvolvimento regional, e a infraestrutura logística é um dos aspectos mais relevantes. “Nossa região tem experimentado um crescimento, mas percebemos que não é igualitário. Precisamos buscar um desenvolvimento equilibrado. Mas não há como pensar nisso sem ter resolvido alguns gargalos, como a infraestrutura logística, que precisa dar livre acesso à todas as comunidades”, destacou. O professor José Carlos lembrou as principais mobilizações realizadas nesse sentido desde 2014, as quais resultaram em melhorias para o aeroporto Lauro Kortz, em Passo Fundo.

Informações: Assessoria de Comunicação UPF

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais