Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Bombeiro da orientações para o uso de lareiras ecológicas

Baixar Áudio por Taliane Radaelli

Este conteúdo esta disponível, também, no áudio da matéria

Foto: Divulgação

Há poucos dias, um grave acidente envolvendo um lareira ecológica comoveu todo o Rio Grande do Sul. O ocorrido vitimou uma criança de 12 anos e deixou mais quatro pessoas da mesma família feridos. Na manhã desta quinta - feira, 09/07, a Tua Rádio Alvorada recebeu o bombeiro, Dionatan Rosa, que repassou algumas informações sobre a utilização correta deste equipamento. Segundo Dionatan, existem alguns fatores que contribuem para a escolha desta lareira. Os combustíveis ecológicos, além de contribuírem para o meio ambiente, não deixam resíduos nem odor. A lareira também é portátil, o que permite que seja transportada para todos os cômodos da casa.

Para aproveitar os benefícios do equipamento, sem acidentes nem prejuízos a saúde ou danos materiais é necessário tomar alguns cuidados que iniciam já na hora da compra. Dionatan recomenda que a lareira seja comprada em um local conhecido e de confiança, onde o cliente tenha certeza de que o produto foi fabricado de forma adequada. Após, é importante conhecer o produto e as formas corretas de utilizar. Segundo Dionatan, o que faz com que a lareira seja mais propensa a acidentes é o seu combustível, o álcool, que tem uma maior facilidade de combustão. Existem dois momentos em que pode ocorrer um acidente, explica o bombeiro, na hora de acender e na hora de reabastecer, além disso, a movimentação da lareira nunca deve ser feita depois de acesa, pois o álcool pode transbordar.

Em caso de acidentes 

Dionatan ainda deixa algumas orientações em caso de acidentes. Se a pessoa tiver por perto um extintor e souber como manusear é possível que ela mesma tente controlar um pequeno incêndio. Caso isso não seja possível, ela deve sair do local do incêndio e fechar o cômodo para que o fogo não se alastre para os demais e imediatamente acionar o Corpo de Bombeiros. Dionatan ainda faz um pedido para a população, que na hora da comunicação com os bombeiros sejam repassadas todas as informações possíveis de endereço, local,  ponto de referência e a fonte de ignição daquele incêndio. Desta forma, os bombeiros conseguem se deslocar até o local com ambulância e equipamentos corretos.  

Através do telefone 193 é possível solicitar atendimento do Corpo de Bombeiros e também receber orientações do uso correto deste e de demais equipamentos aquecedores. 

A entrevista completa com Dionatan Rosa está disponível no áudio da matéria. 

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais