Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cacique e líder de grupo dissidente estão entre os presos na Operação Carreteiro

por Rudimar Galvan

Operação, com cerca de 300 policiais, foi desencadeada nesta sexta-feira

Foto: João Victor Lopes/Rádio Uirapuru

A Polícia Federal com apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, IGP e Susepe prendeu 18 pessoas na manhã desta sexta-feira durante a Operação Carreteiro desencadeada nos municípios de Água Santa, Tapejara, Charrua e Passo Fundo.

O cacique do Posto indígena do Carreteiro, Getúlio Daniel, é um dos presos junto com o líder de um grupo dissidente que foi expulso da aldeia. José Daniel se intitulava cacique do grupo que foi obrigado a deixar o local após o início dos conflitos. Outras 16 pessoas também foram presas e quatro armas foram apreendidas.

Segundo o delegado Sandro Bernardi da Polícia Federal os conflitos ocorreram por disputa de poder E afirmou que os fatos estão acontecendo há mais de 50 dias. Segundo ele, há atualmente uma organização criminosa dentro da aldeia Carreteiro, que chegou a atacar famílias, atirar contra pessoas e casas.

Segundo José, o atual líder indígena, Getúlio Daniel não aceitou uma maior distribuição de terras e também tem o desejo de ser cacique da aldeia, porém, a maioria não o aceita desempenhando esse papel.

A operação carreteiro mobilizou 300 servidores públicos na manhã desta sexta-feira para o cumprimento de 21 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão. Três pessoas não foram localizadas e são considerados foragidos.

Cerca de 110 policiais federais cumpriram 21 mandados de prisão preventiva e 28 de busca e apreensão. A ação contou com o apoio da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, do IGP e da SUSEPE. Mais de 300 agentes públicos estiveram envolvidos na operação.

Informações: Rádio Uirapuru.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais