Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Operação Policial em Água Santa visa cessar a violência entre indígenas

por Ana Lúcia Jacomini

Ação, com cerca de 300 policiais, é desencadeada na manhã desta sexta-feira, 04/09, também em Charrua, Tapejara e Passo Fundo

Forças policiais da região participaram de operação desencadeada pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira, 04/09, em Água Santa, Charrua, Tapejara e Passo Fundo. Mais de 20 mandados de prisão preventiva foram cumpridos nestes municípios. Os alvos são índios caingangues. A ação conjunta também contou com a participação de Batalhões da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, IGP, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Polícia Rodoviária Estadual. Ao todo foram mais de 300 policiais envolvidos.

De acordo com a Polícia Federal, o município de Água Santa, que tem cerca de quatro mil habitantes, convive há dois meses com brigas, emboscadas, pedradas e incêndios de casas, provocados pela rixa entre indígenas. Dois grupos caingangues disputam o poder por uma área de 600 hectares onde vivem 500 índios. Dados da Funai, que solicitou providências aos órgãos policiais, indicam que até agora, já ocorreram mais de 70 brigas dentro e fora da aldeia. Pelo menos três indígenas já foram baleados e três casas foram incendiadas.

Ainda de acordo com divulgação da Polícia Federal, as buscas realizadas na operação integrada, nesta manhã, têm o objetivo de coibir e cessar a violência na região, promovendo a retomada da normalidade na aldeia e no município, além da coleta de informações e provas que auxiliem na identificação dos autores e participante dos crimes. O inquérito apura quatro tentativas de homicídio, organização criminosa, porte ilegal de arma, ameaças, lesões corporais e incêndios criminosos em residências.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais