Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Policiais marauenses auxliam na maior operação contra o tráfico de drogas na capital

por Ana Lúcia Jacomini

Os agentes da PC de Marau, do setor de inteligência, Ivan Bernardi, Marcos Pradegam e Norberto participaram da ação

Foto: Divulgação

Uma semana após a incineração recorde de entorpecentes, que destruiu cerca de cinco toneladas de drogas, o Departamento Estadual do Narcotráfico (Denarc) realizou aquela que é considerada a maior operação da história da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC). A Operação Gênesis ocorreu nesta sexta-feira, 02/10, no bairro Restinga, em Porto Alegre.

Os trabalhos contaram com a participação de 652 policiais e a colaboração de todos os departamentos da PC. Foram cumpridos 100 mandados de busca e apreensão e 43 de prisão temporária. A investigação resultou na prisão de 62 criminosos, pertencentes a 14 grupos.

O principal líder do tráfico na região foi preso e sua quadrilha, desarticulada. “Como havíamos afirmado na última semana, esta é a primeira de uma série de operações que serão deflagradas nos próximos meses, focadas diretamente no combate ao crime organizado”, afirma o chefe da PC, delegado Guilherme Wondracek.

Invasão habitacional

Além de desarticular o tráfico na região, a ação teve a finalidade de devolver aos proprietários as unidades de condomínios habitacionais invadidas por traficantes. O secretário da Segurança Pública, Wantuir Jacini, destaca a importância da operação para a comunidade: “Agindo dentro daquilo que compete à polícia, que é o enfrentamento à criminalidade, cumprimos o papel social de devolver às famílias os seus lares”.

Segundo o delegado Mário Souza (1ª DIN/Denarc), coordenador da operação, a investigação apurou que 21 famílias foram expulsas de suas casas. “Há registro de oito relatos de violência nesse processo”, informou. Ele ressalta, entretanto, o sucesso da operação: “Realizamos a saturação da área e atingimos o objetivo sem efetuar um disparo sequer”.

Somente em 2015, o Denarc prendeu 486 criminosos, aproximando-se da marca histórica de 565 prisões, em 2009. O diretor do departamento, delegado Emerson Wendt, lembra que “este é um trabalho que faz parte da rotina e visa a dar uma resposta adequada à sociedade em busca da redução da sensação de insegurança gerada pelo conflito do tráfico”.

O diretor operacional do Denarc, delegado Leonel Carivali, relata que, a partir da próxima semana, terá início um trabalho em parceria com o Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal, Defensoria Pública e Departamento Municipal Habitação de Porto Alegre (Demhab) para prestar toda a orientação necessária aos moradores dos condomínios habitacionais. Ainda serão investigados os casos de venda de imóveis sob suspeita de que a transação tenha ocorrido por meio de coação.

Colaboração de Portal 21

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais