Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

HCR e Secretaria Municipal de Saúde promovem a primeira campanha de doação de sangue do ano

por Ana Lúcia Jacomini

Vagas são limitadas e confirmações podem ser feitas até o dia 28/01

Imagem Ilustrativa
Foto: Divulgação/HCR

Com o período de férias mais assíduo entre dezembro e março, os números de doações de sangue caem consideravelmente. Esta é a realidade dos hemocentros de praticamente todo país. O Hemocentro Regional de Passo Fundo não é exceção quando se trata do baixo estoque de sangue e na queda do índice de doação.

Tendo em vista este cenário, o Hospital Cristo Redentor, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Marau, realiza a primeira Campanha de Doação de Sangue do ano. A ida para doação será dia 09 de fevereiro, com saída às 7h, e será disponibilizado transporte gratuito até o Hemopasso. As vagas são limitadas.

Interessados em doar, devem deixar nome completo com o número do documento de identidade, até esta sexta-feira, 28/01, através dos telefones (54) 3342-9462 ou (54) 3342-9400.  A previsão de início da doação será às 8h, com previsão de retorno a Marau no final da manhã. No dia da doação será indispensável a apresentação da carteira de vacinação. Além disso, é preciso atentar-se para os critérios de doação: levar documento oficial de identidade com foto; estar bem de saúde; ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum.

São realizadas em média no Hospital Cristo Redentor, através da Agência Transfusional 60 transfusões de sangue por mês, que contempla desde bolsas de concentrado de hemácias, até plasma e plaquetas. Em 2021, o setor transfundiu ao todo, 622 bolsas. De acordo com a enfermeira gestora, Mariana Spuldaro, durante os atendimentos os familiares dos pacientes são orientados para que efetuem a reposição sanguínea através da doação.

A Agência Transfusional do Hospital Cristo Redentor mantém armazenado em estoque, concentrado de hemácias e plasma fresco congelado. Esses dois hemocomponentes são fornecidos pelo Hemopasso de Passo Fundo e atendem as necessidades transfusionais de pacientes internados no hospital. Por disponibilizar de uma Agência Transfusional, o HCR necessita repor esses hemocomponentes ao Hemopasso. Para que isso aconteça, é necessário a conscientização e colaboração da comunidade em doar sangue voluntariamente.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais