Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Declamadoras do CTG Felipe Portinho participam do Projeto Flores de Maçanilha

por Ana Lúcia Jacomini

Para participar da escolha, acesse o link https://bit.ly/2XDRsng

Rani e Isabelle com o prefeito de Marau
Foto: Divulgação/CTG Felipe Portinho

As prendas do CTG Felipe Portinho, Isabelle Martins Villela, de seis anos e Rani Molinari, de 17 anos, estão participando do Concurso Literário de Poemas Inéditos e de Declamação "Piloto Virtual", um evento promovido pelo Projeto Flores de Maçanilha. A poesia: "Esse tal Bicho Papão", de Rani, é interpretada por Isabele.

O Projeto Flores de Maçanilha tem como objetivo estimular a sensibilidade poética de crianças e jovens de até 17 anos, através da escrita de poemas regionais gaúchos. Ele oportuniza o exercício da expressão dos sentimentos desse universo interior, que, se revelado, contribui para a integridade física, moral e emocional deste público infanto-juvenil.

As oficinas envolvem desde a motivação à criação literária, até a apresentação (declamação) a partir da interpretação individual, da expressão facial, corporal, postura cênica, impostação de voz e escolha do repertório. As apresentações alternam momentos de extrema concentração com outros de euforia e descontração, em que o público (crianças e jovens) participa, aprende e se diverte, passeando pelas obras de autores gaúchos, consagrados, tais como Apparício Silva Rillo, Antônio Augusto Ferreira, Jayme Caetano Braun, entre outros.

O resultado dos três poemas premiados em cada categoria será divulgado no dia 23 de agosto de 2020. Rani Molinari Presser participa do Concurso Literário de Poemas Inéditos pela categoria juvenil, onde foram selecionados 10 poemas. A premiação dessa categoria contemplará os três melhores poemas de cada categoria (mirim e juvenil), com troféus aos três primeiros colocados e medalhas de participação aos demais finalistas.

Já Isabelle Martins Villela concorre pela categoria pré-mirim, nesse momento, ao "Vídeo Mais Popular", que receberá troféu específico. Além disso, a premiação do Concurso de Declamação contemplará os 03 primeiros colocados de cada categoria (pré-mirim e mirim) com troféus e os demais concorrentes receberão medalhas de participação. Todos os participantes receberão um exemplar do livreto do Projeto Flores de Maçanilha, que conterá os poemas participantes do Concurso Literário de Poemas Inéditos.

Sobre o Projeto

O projeto nasceu a partir do poema Flores de Maçanilha, da autoria de Joseti Gomes, com temática sobre a Pedofilia. O Poema foi apresentado no palco de um Festival de Poesias na cidade de Esteio/RS, onde recebeu a premiação de "Poesia mais Popular" devido a grande repercussão junto aos pais e educadores que se sensibilizaram diante da fragilidade e perigo a que nossos filhos estão expostos. A poesia tem papel importante quando oportuniza a expressão dos sentimentos e dá voz a quem tem medo de falar sobre uma realidade, muitas vezes, doméstica. Essa inquietação, pós palco, aliada à necessidade de trabalhar-se a Poesia na linguagem regional gaúcha, oportunizou a criação de um projeto exclusivamente para o público infanto-juvenil.

Para participar da escolha, acesse o link https://bit.ly/2XDRsng

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio Alvorada

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais