Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em rápida sessão, vereadores aprovam três projetos em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Atividades no Plenário Roberto Baldasso tiveram a duração de 30 minutos. Por acordo de lideranças, não houve explicações pessoais e palavra dos líderes

Homero Marcolina (PMDB) comandou mais uma sessão na Casa do Povo
Foto: Eduardo Cover Godinho

A 19ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, de Guaporé, realizada no final da tarde da segunda-feira, dia 22 de maio, destaca-se pela rapidez na execução das atividades e pelo baixo número de munícipes presentes. Devido a compromissos com um evento cultura italiano sobre importância do Gemelaggio firmado entre Guaporé e Valdagno (Convers Comitato Vêneto), os representantes do povo iniciaram os trabalhos no Plenário Roberto Baldasso às 17h45min e ao longo de 30 minutos, a sessão mais rápida da gestão 2017/2020, apreciaram três Projetos de Lei, todos encaminhados pelo Poder Executivo, e apresentaram requerimentos escritos e verbais para a Mesa Diretora. Por acordo dos líderes das bancadas do PMDB, PDT, PT, PTB e PP, para que todos pudessem prestigiar a presença dos estrangeiros do Velho Continente, não houve explicações pessoais e a palavra dos líderes, o que encurtou a atividade dos parlamentares guaporenses.

 

Requerimentos

Foram oito os requerimentos escritos e verbais apresentados pelos representantes do povo à Mesa Diretora presidida por Homero Lorení Marcolina (PMDB). Destes, quatro foram pedidos de inclusão de Projetos de Lei para as sessões de n.ºs 19 e 20. Os demais destacam obras e melhorias para a comunidade. Entre eles, o pedido dos peemedebistas Jairo Elias Zanatta e Paulo César Giroldi para que o Poder Público reforme ou substitua os parques infantis das escolas municipais. Eles ainda buscam junto à Secretaria de Obras serviços de máquinas com melhorias e alargamento da estrada vicinal da Linha 21 de Abril (Morro do Cristo), de acesso à família Gasparetto e demais moradores da localidade, e a relação dos maiores devedores da Fazenda do Município. Ronaldo Donida (PT), o Moreta, solicita patrolamento e ensaibramento na estrada da Linha 8ª, principalmente no acesso à propriedade do agricultor Cassiano Mulinari.

 

Projetos

Os três Projetos de Lei apreciados durante a sessão, dois deles inclusos por acordo entre os líderes, foram aprovados por unanimidade e sem debate/discussão entre os legisladores. O primeiro, o de n.º 30/2017, autoriza o Município a celebrar Convênio de Mútua Colaboração com os municípios de Dois Lajeados, Montauri, São Valentim Do Sul, Serafina Corrêa e União Da Serra, para fins de manutenção e melhoria da Casa de Acolhimento da Criança e do Adolescente de Guaporé, e atendimento das demandas de proteção de crianças e adolescentes pertencentes à Comarca, provenientes de determinação judicial, que são encaminhadas para acolhimento em instituições distantes, dificultando o acompanhamento por parte das equipes técnicas de cada município e do Poder Judiciário, tornando mais moroso o processo e dificultando a reinserção familiar e comunitária. Com os convênios assinados, será possível a divisão das despesas decorrentes de manutenção da Casa, as quais se tornam bastante onerosas para o Município de Guaporé. O Projeto n.º 32/2017 autoriza o Poder Executivo a alienar área de terras (parte dos lotes urbanos nºs 53 e 54 da quadra 03 - no quarteirão compreendido pela rua Agilberto Maia com 124,06m2) aos empresários Aldenir e Alvenir Ecco. O imóvel está avaliado em R$ 34.736,80. O projeto 36/2017 abre crédito especial no valor de R$ 100 mil visando a utilização de recursos financeiros não previstos em lei para o pagamento de servidores e encargos que pertencem às equipes de referência do SUAS.

A 20ª sessão ordinária está marcada para as 19 horas do dia 29 de maio. A atividade, que deverá contar com pelo menos quatro Projetos de Lei para serem apreciados, acontecerá no Plenário Roberto Baldasso. A comunidade é convidada a prestigiar os trabalhos. Todas as informações do Poder Legislativo podem ser buscadas no site www.camaraguapore.com.br.

 

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários