Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Distinção: Vereadores homenageiam Fernando Basualdo

por Eduardo Cover Godinho

Plenário Roberto Baldasso recebeu familiares e amigos do profissional que durante 68 anos de vida dedicou-se ao ramo farmacêutico

Basualdo se emocionou ao ler pronunciamento na Casa Legislativa
Foto: Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Guaporé prestou na noite da quarta-feira, dia 26 de abril, uma justa e merecida homenagem ao ex-farmacêutico Fernando Basualdo. A atividade no Plenário Roberto Baldasso reuniu, além das autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo com destaques para o prefeito Valdir Fabris e vice-presidente da Casa do Povo, que presidiu a sessão solene, vereador Homero Loreni Marcolina (PMDB), familiares do homenageado, amigos, imprensa e conhecidos. A sessão, que teve como proponente a vereadora Dra. Marisa Bordin (PTB), foi marcada por muita emoção. Além da leitura do histórico de Basualdo, houve pronunciamentos dos legisladores, homenagem à sua esposa e entrega de placa pela família do homenageado à proponente.

A história do ex-farmacêutico se confunde com o desenvolvimento da “Capital da Hospitalidade”. Durante 68 anos de vida, Basualdo dedicou-se quase que exclusivamente a atividade farmacêutica. Em um primeiro momento, como empregado na Farmácia Tedoldi e posteriormente, após a conclusão dos estudos e uma rápida passagem como secretário da municipalidade no Governo do Dr. Nelson Luiz Barro, com o seu próprio empreendimento: a Farmácia Don Fernando. Durante 40 anos, desde 1970, o local foi referência e fez parte do cotidiano de muitos moradores de Guaporé e região. Com muita dedicação, Basualdo construiu uma história linda e admirada, recheada de boas ações, digna de homenagem e gratidão

 

Pronunciamentos

Durante a sessão solene não faltaram elogios para Basualdo. Os líderes das bancadas que compõem a Casa Legislativa tiveram a palavra e não esqueceram dos bons momentos vividos pelo homenageado que sempre atendeu a todos da melhor maneira possível, independente do horário que havia sido procurado. Em seu segundo mandato, o parlamentar Moreta (PT), não economizou nos elogios ao homenageado que sempre colaborou com a comunidade, em especial as pessoas que mais necessitadas.

“Sei do seu trabalho e as entidades que ajuda. Teus amigos sempre falam bem da sua boa convivência e nada mais justo que essa homenagem. A família guaporense tem que abraçar pessoas como o Sr. Basualdo, porque é um exemplo para a comunidade”.

Jairo Zanata, líder da bancada do PMDB, destacou o belo trabalho social desenvolvido por Basualdo em prol da população.

“Don Fernando é homem de inegáveis princípios morais, éticos e cristão. Superou diversas etapas, por mais difíceis que fossem e construiu sua linda história que está sendo reconhecida pelo Poder Legislativo em nome da comunidade que representa. A atividade farmacêutica foi um instrumento que lhe proporcionou mostrar exemplarmente valores como humildade, dedicação, amor ao trabalho com qualidade e eficiência. A vida que Basualdo tem até hoje é exemplo, não só como bom profissional, mas também pela participação em entidades assistenciais e filantrópicas”, destacou o peemedebista.

Líder da bancada pedetista, vereador Rodrigo De Marco afirmou que a homenagem era justa pelo caminho trilhado por Basualdo em Guaporé.

“A homenagem nasce do reconhecimento da sociedade ao conviver com Don Fernando, presenciando sua integridade e exemplo de vida. Essas qualidades foram transmitidas para seus familiares. Sr. Basualdo: o caminho que trilhou valeu a pena, pois deixou marcas na comunidade. Basualdo é sinônimo seriedade, honestidade e integralidade”.

Pita, líder da bancada progressista, contou a história da profissão e parabenizou o homenageado durante seu pronunciamento.

“Homem atuante, participativo e de várias entidades. Encerrou sua trajetória profissional aos 82 anos marcada pela garra, superação, confiança, ética, especialmente o comprometimento com a sua atividade e consequentemente com a comunidade guaporense e regional. Basualdo é merecedor desta modesta homenagem, digna de ser agraciado por todos nós”, salientou.

Proponente da sessão solene em homenagem ao ex-farmacêutico, a vereadora Dra. Marisa Bordin (PTB), agradeceu os serviços e a dedicação desprendida a todos ao longo destes 68 anos de profissão.

“Sou testemunha das iniciativas que ele teve e das inúmeras vezes que acompanhou pacientes no hospital e em sua casa. Atendeu a tantas e quantas pessoas o procurassem e a muitas que não o procuraram, mas ele sabia que estavam precisando e se fazia presente. Foram relevantes contribuições que deu para a cidade ao longo de sua história como pessoa e profissional. Além do carinho, da credibilidade, amizades e respeito que conquistou deve receber, não apenas essa justa e mais que merecida homenagem, mas o enorme e permanente agradecimento de quantos tiveram e têm o privilégio de desfrutar, não só dos inestimáveis e incontáveis serviços, mas principalmente da sua preciosa presença entre nós”.

O Prefeito Fabris, amigo de longa data do homenageado, disse que há um vazio na praça sem a presença de Basualdo no estabelecimento que abriu em 13 de janeiro de 1970.

“Parece-me que passando hoje na praça, olhando aquela esquina, falta alguma coisa em Guaporé. É você. Nem tanto a Farmácia Don Fernando, mas sim a sua pessoa que lá estava. Havia dito que duas pessoas não poderiam faltar nessa homenagem. O senhor, que recebe a distinção da comunidade e eu, por ser seu amigo de longa data e sempre estar ao seu lado. Guaporé homenageia uma celebridade. É um orgulho ter você em nossa terra. A Administração Pública se sente agradecida. Muito obrigado à Dra. Marisa pela proposição da homenagem e ao Don Fernando pelo profissionalismo ao longo dos seus 68 anos no ramo farmacêutico”

Basualdo, em seu discurso, visivelmente emocionado com o momento que estava vivendo, agradeceu os vereadores e disse estar profundamente honrado pela lembrança da Casa do Povo.

“Quando fui participado dessa honraria, um sentimento avassalador tomou conta de minha alma. Pois essa comenda, essa láurea para mim preparada, faz um cidadão com maior responsabilidade diante de vós. Responsabilidades que afirmo cumprir com a dignidade de sempre. Creio que é difícil conter a emoção ao ser contemplado com tamanha consideração. Esta é uma noite de muita alegria e um marco em minha existência. Olhando para os presentes sinto que escrevi, sem falsa modéstia, uma história bonita no meu cotidiano como oficial de farmácia. Tenho certeza que lutei com todas as minhas forças para fazer, ajudando pelo conhecimento e minha vontade, as coisas com consciência e dignidade a serviço da saúde das pessoas, as quais antes de clientes, eram seres humanos. Muito obrigado pelo respeito que vocês têm por mim”, destacou.

Guaporé tem muito a agradecer ao ex-farmacêutico Fernando Basualdo por todo o empenho, ética e dedicação.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais