Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Meio Ambiente promove campanha de coleta de resíduos eletrônicos

por Eduardo Cover Godinho

Atividade, na praça Vespasiano Corrêa, acontece nos dias 31 de março e 1º de abril

Foto: Divulgação

Os moradores de Guaporé poderão descartar de forma correta, sem prejuízos ao meio ambiente, resíduos eletrônicos como celulares, televisores, computadores obsoletos e estragados. A coleta do material, nos dias 31 de março e 1º de abril, faz parte da estratégia de consumo sustentável desenvolvida pelo Poder Público Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente em parceria do Grupo Escoteiros Nacê. A expectativa dos organizadores é recolher cinquenta mil quilos. O material será entregue para uma empresa que é especializada na separação e reciclagem de componentes eletrônicos, com logística para o transporte.

O lixo eletrônico, segundo a secretária Monia Zampeze, é um dos maiores problemas do mundo. Os materiais descartados de forma incorreta prejudicam e poluem o meio ambiente, pois contêm metais pesados como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio – substâncias que podem contaminar o ar, a água e o solo.

“Vamos ampliar o horário de recolhimento para que a comunidade possa se organizar. Diferente da primeira edição, na qual arrecadamos uma excelente quantidade de resíduos eletrônicos, prolongamos um pouco o horário de atendimento. O objetivo é possibilitar as pessoas que trabalham no sábado de manhã, possam entregar os resíduos à tarde. Friso que neste primeiro momento não há condições logísticas para que a Secretaria do Meio Ambiente recolha o material nas residências e empresas. Aguardamos todos na praça central nestes dois dias de atividade em prol ao nosso habitat”.

Podem ser levados para o descarte: ar condicionado, bebedouro, chuveiros, forno elétrico, microondas, geladeiras, freezer, lavadoras e secadoras de roupas, torneiras, térmicas, aparelhos de som, cabos e fios, cafeteiras, liquidificadores, batedeiras, calculadoras, carregadores em geral, celulares e telefones, centrais telefônicas, CPU, DVD, vídeo cassete, estabilizadores, no-break, fax, ferro elétrico, fontes de computadores, HD, impressoras, scanners, máquinas de escrever, máquina de lavar louças, modem, mouse, notebook, pen drive, placas em geral, receptores, roteadores, servidores, unidade de CD e DVD, disquete, monitores, TV de tubo, LCD e LED.

A secretária Monia Zampeze informa que o ponto de coleta de resíduos será instalado em frente à Igreja Matriz nesta sexta-feira das 9h às 18h, e no sábado 9h às 16h. O pedido é para que a população preserve o meio ambiente, descartando corretamente os resíduos eletrônicos em desuso, obsoletos e estragados. Não serão coletadas pilhas, lâmpadas e toners.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários