Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Sucesso no recolhimento de lixo na foz do Carreiro

por Eduardo Cover Godinho

Voluntários, de inúmeras entidades e do Poder Público Municipal, coletaram mais de 2,3 mil quilos de resíduos

Como parte das ações de comemoração dos 10 anos do Projeto Viva o Taquari Vivo, do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, o Poder Público de Guaporé, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou o recolhimento de resíduos sólidos em parte do Arroio Barracão e na foz do Rio Carreiro, localizada na Linha Três de Maio - Brítola. A atividade contou com o apoio de entidades voluntárias como a Associação Ecológica Vida e Meio Ambiente (VIME), Moto Clube Mosca Verde, Leo Clube Guaporé, Escoteiros Nacê e Guaporé Off-road. Mais de 2,3 mil quilos de lixo foram coletados em meio a natureza durante o sábado, dia 2 de abril.

Usando equipamentos de proteção individual e materiais de coleta, a equipe, que também contou com servidores do Meio Ambiente, descolou-se até a foz do flúmen e surpreendeu-se com a quantidade de sujeira que encontrou. Durante várias horas, os voluntários recolheram garrafas plásticas e de vidro, potes, canos de pvc, papelão, ferro, pedaços de madeira, peças automotivas, sacolas plásticas, pneus, entre outros materiais poluidores. O quem mais chamou a atenção dos presentes na ação de limpeza das margens do Arroio Barracão foi a grande quantidade de tecido coletado.

“Ficamos surpresos com a enorme quantidade de pedaços de tecidos deixados em meio a natureza. Foram muitos quilos recolhidos e que poderiam não ter sido se o homem tivesse a consciência do prejuízo que esse gesto, de descartar em lugar impróprio, tem ao meio ambiente. No balanço geral, podemos destacar que a atividade foi satisfatória e dentro do que havíamos programado para a coleta. Gostaria de agradecer a todos os voluntários que literalmente ‘meteram a mão’ no lixo e deixaram a foz do Rio Carreiro como ela tem que ser: predominantemente verde e com água limpa”, disse Gabriel Sartori, Secretário do Meio Ambiente de Guaporé.

Segundo Sartori, o grupo de voluntários, juntamente com o Poder Público, devem se reunir novamente para mais ações de limpeza para a conservação dos rios nos próximos meses.

“É uma parceria que deu certo e novas atividades vamos realizar. Tudo o que estamos fazendo é em prol do meio ambiente. Queremos ter um futuro cada vez melhor”, disse.

O Município de Guaporé, através da Secretaria de Meio Ambiente, da Câmara Municipal de Vereadores, VIME e a Organização Não Governamental (ONG) Ecopaz, faz parte com membros titulares do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas.

 

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais