Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

Pesquisa além das fronteiras: intercâmbio para fomentar o conhecimento

por Eduardo Cover Godinho

Guaporense Daniel Benvenutti participou de pesquisa na Faculdade de Engenharia da UNCuyo

Daniel Benvenutti participou de pesquisa na Faculdade de Engenharia da UNCuyo, Argentina
Foto: Arquivo pessoal

Natural de Guaporé e estudante do curso de Engenharia Mecânica, Daniel Benvenutti sempre se interessou pela área acadêmica. Quando foi selecionado para realizar um semestre de estudos na Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina, em 2016, viu a oportunidade de se dedicar a um projeto de pesquisa enquanto realizava intercâmbio.

“Antes de partir entrei no site da UNCuyo e pesquisei os projetos de pesquisa na área de Engenharia. Encontrei vários, e logo comecei a selecionar os de maior interesse”, conta.

Ao chegar na universidade estrangeira, Benvenutti procurou os coordenadores das pesquisas e integrou a equipe de um projeto na área de simulação numérica.

“Fui muito bem recebido, me disponibilizaram um computador e uma sala com os outros pesquisadores do projeto. Dedicava em torno de oito horas por dia ao projeto, que tinha como objetivo analisar e otimizar o processo de forjamento de um tubo para extração de petróleo. Este trabalho foi realizado em parceria com uma empresa no ramo petrolífero, pois estavam com problemas nessas tubulações”, explica ele, que trabalhou mais com a parte teórica das simulações com implementações de métodos matemáticos e análise.

Esse assunto, por sinal, será expandido no Trabalho de Conclusão de Curso do estudante.

“Por se tratar de assuntos avançados é pouco abordado nos cursos de graduação”, argumenta ele, que também realizou viagens para conhecer os trabalhos da empresa petrolífera, além de haver participado do Congresso sobre Métodos Numéricos e suas Aplicações (Enief), um dos principais congressos de Engenharia da Argentina.

“A experiência que obtive na pesquisa foi muito importante para minha carreira, principalmente acadêmica, pois tive contato com doutores e doutorandos que possuem total domínio do assunto tratado, e que sempre estiveram disponíveis para sanar minhas dúvidas. Pretendo trabalhar com isso num futuro mestrado também. Além disso, meus orientadores da pesquisa abriram portas para eu realizar um mestrado ou doutorado no país vizinho, porém ainda estou analisando as possibilidades”, conclui Benvenutti.

 

Engenharia Mecânica é opção do Vestibular de Inverno

O curso de Engenharia Mecânica é uma das opções do Vestibular de Inverno Univates, que recebe inscrições, até o dia 5 de junho, pelo site univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates. A prova de redação será aplicada no dia 11 de junho, a partir das 13h30min, no campus de Lajeado. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários