Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Aluna de Paraí é a representante do Estado no programa Jovem Senador

por Valesca Heloisa Andreolli

Flávia Dall’agnol Oliveira do Colégio Estadual Divino Mestre, do município de Paraí, foi escolhida através da sua escrita para representar o Rio Grande do Sul no programa Jovem Senador

Foto: Ao centro a aluna Flávia Dall'agnol Oliveira./Foto: educacao.rs.gov.br
Foto: Divulgação

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa realizada anualmente e seleciona, através de um concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores. O tema escolhido para 2015 foi Participação política: no parlamento, nas ruas e nas redes sociais. Os estudantes do ensino médio das escolas públicas, um de cada unidade da Federação, foram selecionados através do 8º Concurso de Redação do Senado Federal. Mais de 5 mil professores atuaram como orientadores e mais de 200 mil estudantes em todo o país.  A aluna Flávia Dall’agnol Oliveira do Colégio Estadual Divino Mestre, do município de Paraí, foi escolhida através da sua escrita para representar o Rio Grande do Sul no programa Jovem Senador.

Flávia e sua professora orientadora, Liliane Baggio Bisinella estiveram em Brasília entre os dias 16 e 20 de novembro para conhecer a estrutura e o funcionamento do Senado. No dia 17 de novembro a solenidade de Posse dos Jovens Senadores e eleição da Mesa Jovem no Plenário do Senado Federal. Nesta edição, o projeto mobilizou mais de 267 mil alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país. O evento teve a participação de vários parlamentares, entre eles o Presidente do Conselho do Jovem Senador, Senador Eduardo Amorim (PSC/SE), e da Vice-Presidente, Senadora Fátima Bezerra (PT/RN).

De acordo com a estudante, essa experiência poderá lhe proporcionar grandes oportunidades no futuro, além de torná-la mais engajada nas causas sociais, através da participação política. “Espero sair de lá com uma visão nova e mais desenvolvida a respeito do sistema político brasileiro”, disse.  O secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha, prestigiou a solenidade e cumprimentou a aluna pela participação no programa que busca aproximar os jovens da política.

Segundo a diretora Marcia Richetti Trevizan, o assunto “política” é abordado em sala de aula com ênfase à ética, à cidadania e à participação consciente, buscando a reflexão sobre a realidade brasileira e mundial. “O incentivo e a busca pelo crescimento pessoal de cada aluno fazem parte do nosso cotidiano. Incansavelmente, motivamos professores e estudantes a participarem de diversas atividades nas mais variadas áreas do conhecimento”, declarou. 

No ano anterior, o colégio conquistou o 2º lugar por meio da redação do estudante Henrique Sasso.

Fonte: educacao.rs.gov.br

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais