Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Escritor Leonardo Surya participa de encontro com integrantes da Ecopaz

por Eduardo Cover Godinho

Evento, em comemoração aos 10 anos da entidade, congregou acadêmicos, educadores e profissionais liberais das mais diferentes áreas

Os cursistas foram convidados a fazer uma imersão no seu universo pessoal e também relacional
Foto: Ecopaz

Com o objetivo de proporcionar a seus integrantes momentos de convivência, integração e de partilhas, a ECOPAZ, em parceria com o Observatório da Juventude da UPF, realizou no mês de maio, um encontro intencionando ampliar e aprofundar a dimensão do cuidado na realização do Ser humano. O evento deu-se em forma de retiro e foi orientado pelo terapeuta, naturólogo e escritor Leonardo Surya, que compartilhou com os participantes suas reflexões, traduzidas no seu livro “heranças do Oriente: reflexões de um buscador” (Rio de Janeiro: Ed. Multifoco, 2016).

Os cursistas foram convidados a fazer uma imersão no seu universo pessoal e também relacional, orientados a aprofundar a dimensão da espiritualidade do cuidado, como modo de realizar-se plenamente e estar no mundo. Em suas reflexões, Leonardo enfatizou que “realizar-se humano é apoderar-se dos sentimentos, emoções, pensamentos, do corpo e desejos levando cada pessoa voltar-se ao centro de si mesma. O humano que se faz humano ocupa-se em tornar o mundo humanizado. No mundo líquido que vivemos, onde os valores e relações se constroem e se perdem com muita velocidade, o humano se sente vazio, pois caminha por entre encontros que lhe escapam pelos dedos, e encara a brevidade do tempo onde nada permanece. Ser humano é ser capaz de surfar nas ondas da impermanência. O ser humano, na medida em que ruma ao horizonte, vai criando a todo instante um pedaço dessa estrada. É possível dizer que a rodovia da vida é construída somente quando caminhamos, quando degustamos, quando nos arriscamos, quando dançamos, quando sofremos e nos alegramos, ou seja, enquanto nos realizamos humanos”

O evento que congregou acadêmicos, educadores e profissionais liberais de diferentes áreas, vindos de Passo Fundo, Porto Alegre e de Guaporé, foi mesclado com momentos de partilhas, dinâmicas, músicas, danças, círculos de convivência e diálogos, comensalidades, fogueira e caminhadas e, também, com longos momentos de silêncio e interiorização, como um convite à viagem interior.

Avaliando positivamente o encontro, a Coordenadora da ECOPAZ, Jéssica Parisotto, disse que a proposta do encontro “fez refletir acerca do quanto cada um tem necessidade de silenciar pra ouvir-se a si próprio, sem interrupções ou avaliações externas” potencializando assim dimensões interiores, que muitas vezes se encontram adormecidas e asfixiadas.

No ano de comemoração do seu decênio de fundação, a Ecopaz, segue construindo uma agenda intensa de atividades, fazendo-se parceira de todos os que intencionam construir respostas inovadoras aos desafios do nosso tempo. Como uma organização aberta e militante, a ECOPAZ quer acolher a todos que desejarem se agregar para construir novas realidades centradas na realização das pessoas e em processos educativos voltados à promoção humana e à cultura da paz.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários