Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

“O Núcleo Universitário de Guaporé nunca deu retorno financeiro a UCS”, afirmou Reitor

por Eduardo Cover Godinho

Prof. Dr. Evaldo Antônio Kuiava, que proferiu a “Aula Magna” para os acadêmicos, reafirmou que o NUGUA retorna ao centro da cidade

Reitor da UCS, Evaldo Antônio Kuiava, falou sobre a constante inovação da educação para todos nós
Foto: Divulgação

Os acadêmicos dos cursos de graduação (administração, direito e pedagogia), pós-graduação e programa de Línguas Estrangeiras (Inglês), da Universidade de Caxias do Sul, Núcleo de Guaporé (NUGUA), lotaram as dependências do auditório da Unidade II – Distrito de Colombo – para acompanhar a palestra proferida pelo Professor Dr. Evaldo Antônio Kuiava, magnífico reitor da instituição de ensino. Durante duas horas, Kuiava, que é natural de Casca e conhece bem a região, falou sobre a educação nos tempos modernos. O tema da palestra “A Educação como Processo de Inovação” durou aproximadamente 1h30min e, ao final, houve a explanação sobre o retorno das atividades para a Unidade I, localizada no Complexo Marcelino Champagnat.

O anúncio que os acadêmicos estarão desempenhando suas atividades na área central no segundo semestre de 2015 havia sido dado pelo próprio Reitor, durante a formatura do Curso de Administração, no mês de janeiro. Na oportunidade, reforçada com uma entrevista para a Rádio Aurora e Informativo Regional, Kuiava destacou que uma reforma da estrutura física em partes da Unidade I seria realizada para dar maior comodidade aos estudantes.

Na “Aula Magna”, o Reitor de uma das melhores instituições particulares de ensino superior do Brasil, destacou que toda a estrutura do NUGUA, localizada a oito quilômetros da zona urbana de Guaporé, vai retornar para que se retome o crescimento educacional de qualidade na região.

“Tomamos essa decisão, estamos trabalhando e vamos reformar a Unidade I. O Prefeito Mazutti assumiu o compromisso de trabalhar junto com os vereadores para mudar a lei que estabeleceu o NUGUA no Distrito de Colombo, para que possamos negociar a área e a benfeitoria. A UCS investiu aqui e agora necessitamos aplicar recursos financeiros para dar condições aos acadêmicos na área central. Precisamos que o Poder Público Municipal tome a decisão e isso foi uma promessa do Prefeito. Espero que em breve isso possa se cumprir”, disse Kuiava.

O Reitor reafirmou que a UCS necessita crescer, não em número de estudantes, mas na qualidade do ensino ofertada aos acadêmicos.

“Com a mudança acreditamos atender melhor a comunidade. Se houver demanda, nós vamos abrir novos cursos no NUGUA. Não depende só da UCS. Nosso foco e interesse é atender a comunidade regional da melhor maneira possível, mas precisamos da postura da população em assumir conosco esse projeto”, salientou.

Kuiava destacou ainda que o NUGUA, instalado em Guaporé desde 1991 e com a Unidade II (Distrito de Colombo) em agosto de 2004, nunca deu retorno financeiro esperado pela Instituição. Mesmo assim, a UCS jamais deixou de investir e apostar no desenvolvimento educacional dos estudantes e comunidade em geral.

“Temos um prédio excelente na Unidade II. Nós investimos e não tivemos retorno financeiros, que fique bem claro. O resultado financeiro que obtivemos ao final do ano não cobre os custos e nem por isso nós abrimos mão de ofertar os cursos. Nossa questão não é só financeira. Se houver possibilidade de obtermos mais recursos, nós vamos investir em Guaporé. Agora depende da Prefeitura tomar a decisão com os vereadores e comunidade em assumir conosco esse projeto”, reiterou.

Atualmente o Núcleo Universitário de Guaporé oferece os seguintes cursos de graduação: Bacharelado em Administração, Bacharelado em Direito, Licenciatura em Pedagogia - Modalidade de Educação à Distância (EAD) e mais setes cursos na modalidade EAD - Tecnólogos na área de Gestão Empresarial. Na modalidade de ensino lato sensu, há a oferta do Curso de Especialização em Direito Processual e na modalidade de Extensão, oferta do Programa de Línguas Estrangeiras - Inglês desde o ano 2008. São cerca de 300 acadêmicos que frequentam o NUGUA nos dias de hoje.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais