Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Diálogos com amor: por uma espiritualidade no caminho

por Eduardo Cover Godinho

Retiro e assembleia da Ecopaz foram coroados com a presença do Monge Beneditino Marcelo Barros, de Recife/PE

Turma que participou das atividades da Ecopaz na Linha Sétima
Foto: Ecopaz

A ECOPAZ, entidade guaporense que congrega pessoas enlaçadas pelo compromisso com a cultura de paz, realizou sua assembleia bienal neste final de semana. A assembleia foi precedida de um retiro, orientado pelo monge Marcelo Barros, beneditino, exegeta bíblico, teólogo e escritor, com mais de 50 livros publicados. O retiro versou sobre a temática “Diálogos com o Amor: por uma espiritualidade no Caminho”. O título é referência à sua mais recente obra, na qual Marcelo atualiza a oração dos Salmos Bíblicos para o mundo de hoje, tecendo relações com Salmos de outras tradições espirituais. Durante o retiro foram realizadas atividades de reflexão, meditação, cantos e mantras, danças sagradas, celebração ao redor da fogueira, recitação de orações e salmos.

Cerca de 50 pessoas integraram-se ao encontro que teve também a participação de professores e acadêmicos que integram o Observatório da Juventude da UPF, em Passo Fundo. Os participantes tiveram a oportunidade de dialogar entre si e com o assessor sobre o que constitui uma verdadeira espiritualidade no caminho. O Monge enfatizou que, a espiritualidade contempla três dimensões que se entrelaçam: interior, relacional e social e que promovem a transformação pessoal. E que o Amor é a forma como Deus se revela e manifesta: “Conheço Deus a partir do modo como me relaciono com o outro, Deus é a fonte de inspiração que nos une e reconcilia” enfatizou. Disse que “o tema escolhido pelo grupo "Diálogos com o Amor" e espiritualidade do caminho revela o desejo de unir o compromisso social e político libertador ao cuidado nas relações interpessoais e no jeito de ser de cada um em sua disposição espiritual para uma abertura de si aos outros”.

Marcelo também destacou que “nesse contexto de um Brasil entregue à violência de um golpe de Estado e de uma onda de intolerância que torna quase impossível o diálogo mesmo no meio das famílias e entre pessoas que se estimam, o encontro de um grupo dedicado à paz e à educação para o diálogo é fundamental e se constitui como uma profecia importante para os dias atuais. O fato do encontro ter ocorrido no tempo de preparação ao Natal nos fez aprofundar essa mensagem fundamental do Natal como festa do diálogo e do nosso compromisso de sermos cada vez mais humanos como Jesus”.

 

Presenças e mensagens

O evento contou com a presença da Dra. Renata Dumont P. Lima, Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Guaporé. Em sua fala à Assembleia, disse que mais do que um processo burocrático, busca trabalhar na perspectiva de ajudar as pessoas e no comprometimento com projetos alternativos e na busca de resolução de conflitos. Disse que reconhece na ECOPAZ uma entidade que tem sintonia no que busca desenvolver em sua área e colocou o judiciário aberto a futuras parcerias.

Também se fez presente Pe. Pedro Nierotka, Pároco da Paróquia Santo Antônio de Guaporé, que levou a saudação e agradeceu o apoio da ECOPAZ ao trabalho que foi desenvolvido no decorrer do ano de 2016 no âmbito da formação da Paróquia. A coordenadora da Catequese, prof. Ducimara Balestreri, expôs a contribuição da ECOPAZ na assessoria do Curso “Na Caminhada com Jesus, mestre e promotor da paz”, que foi desenvolvido com as educadoras de iniciação cristã, da comunidade católica em Guaporé.

Também presente, a profª Elisabeth Nunes Maciel, integrante do Observatório da Juventude, enalteceu e agradeceu a ECOPAZ pela parceria que vem sendo desenvolvida com a UPF, destacando o reconhecimento que tem granjeado no âmbito universitário.

 

Assembleia

Às vésperas de completar o aniversário de 10 anos de fundação, no domingo, dia 11 de dezembro, aconteceu a assembleia que agregou novos filiados e renovou o colegiado diretivo da entidade. Para o próximo biênio, a Coordenação, ficou assim constituída: Coordenadora Geral: Jéssica Parisotto tendo como Vice a profª Glória Maria Alessi Marchetto; Coordenador Administrativo: Marineide da Rosa tendo como Vice Gabriela Dutra; Coordenador Financeiro: Tamor Romanzini, tendo como vice Alexandre Ribeiro; Coordenador de Formação: prof. Silvio Antônio Bedin e vice Profª Ducimara Balestreri; Coordenador de projetos: Silvana Ribeiro e vice Hamilton Polita.

Para o mês de janeiro de 2017, a nova Coordenação estará convocando um encontro de planejamento das ações da ECOPAZ para o próximo biênio.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais