Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
18:00:00
Encontro Certo
19:00:00
 
 

CTGs de Guaporé buscam vagas para o Enart

por Eduardo Cover Godinho

Tradicionalistas participam da etapa Interregional em Uruguaiana neste final de semana

Foto: Divulgação

As invernadas adultas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Estirpe Gaúcha, Os Desgarrados e Última Tropeada, vão participar neste final de semana, dias 27 e 28 de agosto, na longínqua cidade de Uruguaiana, da 1ª etapa Interregional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart). Os grupos, que ensaiaram exaustivamente nas últimas semanas, buscam classificação para o Enart, que acontecerá em Santa Cruz do Sul, entre os dias 18 e 20 de novembro. A programação, nos sete palcos que irão sediar o evento tradicionalista, inicia às 8h30min com Danças Tradicionais Força B, Danças Gaúchas de Salão, Declamação Feminina, Declamação Masculina, Intérprete Solista Vocal Feminino e Intérprete Solista Vocal Masculino. A dança típica da Chula iniciará às 15 horas no palco 5. No domingo, às 7h45min haverá o sorteio das danças do primeiro grupo e às 8h começam as finais, com a inclusão da categoria Violão. Cerca de seis mil pessoas devem participar da etapa neste final de semana.

Segundo o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), organizador da etapa Interregional do Enart, os peões e prendas do CTG Última Tropeada serão os décimos a se apresentarem. Na sequência, entra no palco a invernada do CTG Estirpe Gaúcha. A 15ª apresentação será do CTG Os Desgarrados. Todas as invernadas guaporenses concorrem às vagas na categoria Danças Tradicionais Força B. Ao todo, são 25 grupos que estão na disputa pelas oito vagas na cidade de Uruguaiana.

Além das invernadas nas Danças Tradicionais Força B, a cidade estará representada na Chula pelos peões Edson da Luz Borsatto e João Pedro Reolon Paim, ambos do CTG Estirpe Gaúcha. Na modalidade violão, Marcelo Zottis (CTG Última Tropeada) também busca vaga para a finalíssima em Santa Cruz do Sul. Ele será o décimo a se apresentar. Na categoria Intérprete Solista Vocal Feminino, a prenda Carla Rejane Trindade Fraga (CTG Os Desgarrados) será a última a se apresentar, entre as 34 que querem estar na final no mês de novembro. Igor José Centena (CTG Última Tropeada), Gregory Gonçalves (CTG Os Desgarrados), Fernando dos Santos (CTG Última Tropeada) e Leandro Antônio Zardo (CTG Os Desgarrados) concorrem na modalidade Declamação Masculina. São 45 os concorrentes. Na Declamação Feminina, o município de Guaporé estará representada por Taís Gonçalves de Azevedo (CTG Os Desgarrados), que compete com outras 50 prendas pelas vagas na final do Enart. Nas Danças de Salão, os casais Gustavo Batistella e Gabriele de Marco (CTG Última Tropeada); Alexandre Frota Meneguel e Letícia Mangon (CTG Última Tropeada); Alexandre Zampeze e Gabriela Magri (CTG Os Desgarrados); Lucas Willian Nunes Klaus e Laura Costenaro (CTG Estirpe Gaúcha) concorrem com outras 50 duplas na etapa Interregional.

O evento tem a organização do MTG, em conjunto com o Poder Público de Uruguaiana e a 4ª Regional Tradicionalista.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais