Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

27ª Semana Farroupilha cultuou as tradições do povo gaúcho em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Acampamento farrapo na praça Vespasiano Corrêa recebeu milhares de peões e prendas nos sete dias do evento

Jairo Lambari Fernandes encerrou, com belíssimo show, as atividades tradicionalistas em Guaporé
Foto: News Produções

A cultura e o tradicionalismo estiveram em evidência na 27ª Semana Farroupilha de Guaporé. Foram sete dias de muita dança, apresentações teatrais, alegria com Tertulino Brandão (apresentador), churrasco – com direito a um festival de costelões nas churrasqueiras em frente às barracas, carreteiro, bifes no disco - entre outras comidas que enriquecem a culinária do povo gaúcho – e música  da melhor qualidade. Artistas de renome, como Walter Moraes, César Oliveira & Rogério Melo, Elton Saldanha, Tatiele Bueno e Jairo Lambari Fernandes, passaram pelo acampamento farrapo montado na praça Vespasiano Corrêa.

Milhares de peões e prendas passaram pela área central e acompanharam as apresentações artísticas dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) Estirpe Gaúcha, Os Desgarrados e Última Tropeada, da Companhia de Artes Caripaigurás, do espetáculo teatral “A Ciência do Gaúcho” e o sorteio do Papa Notas. Dois grandes momentos marcaram as atividades farrapas em Guaporé. A Missa Crioula, celebrada pelo Pe. Osmar Coppi, de Porto Alegre, reuniu centenas no lonão e marcou a Semana Farroupilha com momentos de fé, emoção e muita religiosidade. Outro ponto foi a chegada da Cavalgada da Amizade. Cavalarianos, escoltados pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, desfilaram pelas principais ruas da cidade e encerraram a jornada com um almoço festivo no CTG Os Desgarrados.

No encerramento das atividades, com a presença do coordenador da 11ª Região Tradicional Luiz Carlos Rigon e dos patrões do CTGs de Guaporé Verno Jerônimo Fritzen (Última Tropeada), Gilson Dai Prá (Os Desgarrados) e Thiago Luis Reder (Estirpe Gaúcha), a Secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico Luciane Faccio Balestieri, destacou que o Poder Público, sempre engajado nas comemorações do povo gaúcho, mais uma vez se orgulhou dos peões e prendas que prestigiaram a Semana Farroupilha.

“Nesses sete dias de celebrações, Guaporé homenageou o Rio Grande do Sul com excelência. Os ideais que marcaram a Revolução Farroupilha, de liberdade, igualdade e humanidade, foram traduzidos nas diversas atividades que ocorreram nesta praça. A comunidade participou efetiva e harmonicamente, fazendo uma belíssima festa de integração, o objetivo maior da realização deste evento. Tivemos grande presença de público prestigiando os shows, apresentações ou reunidos nas barracas, em rodas de chimarrão, apreciando um bom churrasco. Criamos um clima de festa, mas também de tranquilidade, em que crianças, adultos, idosos puderam usufruir do ambiente de maneira harmônica e saudável, que por sua vez, esteve muito a contento, contribuindo para o conforto e segurança de todos”.

A 27ª Semana Farroupilha homenageou os 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense. O tema deste ano foi “Nossas Façanhas”.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais