Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Programa de Domingo
19:00:00
 
 

Lançada a 2ª edição do Festival Multicultural GuapoRock

por Eduardo Cover Godinho

Evento multicultural, sucesso em 2016, acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro nas dependências do Autódromo Internacional de Guaporé

Cris Viel, secretária, é uma das apoiadoras e incentivadoras do Festival GuapoRock
Foto: Divulgação

Os idealizadores do projeto GuapoRock – O Rock da Nossa Terra!, os músicos Giovani Dal’Mas e Ednei Genari, lançaram para um seleto grupo de autoridades municipais e convidados no mês de abril, no auditório da Casa da Cultura, o 1º CD do Festival GuapoRock e a 2ª edição do Festival. Marcaram presença o prefeito Fabris, o presidente da Câmara de Vereadores Ademir Damo (PDT), a Secretária de Turismo, Cultura e Esportes Cris Viel, os músicos Ale Vanzela e Luthier Cezar Dalpizzol, imprensa e comunidade em geral.

Durante o evento, Dal’Mas e Genari falaram sobre a história do GuapoRock e a satisfação de poder contribuir com a disseminação do estilo musical rock and roll - com a valorização dos músicos do município e região - e da cultura na comunidade guaporense. O Projeto Cultural GuapoRock, segundo os idealizadores, começou em 2012 com o intuito de unir o cenário artístico local, abrir novos espaços e incentivar a música, sempre com um cunho cultural, educativo, de união e harmonia aos participantes. Desde 2012, foram lançados dois CDs de forma independente e gratuito para as bandas. Dal’Mas, no lançamento do CD do Festival GuapoRock e da 2ª edição do Festival GuapoRock, salientou que os festivais de música não têm mais a intenção de criar ídolos, pois o objetivo é, justamente, promover visibilidade aos artistas e dar oportunidade, o que é muito raro hoje em dia.

“Para termos uma dimensão da importância dos festivais, sem eles, não teríamos Roberto Carlos, Chico Buarque, Milton Nascimento, Djavan, Elis Regina, entre outros. Estes artistas de sucesso foram revelados em festivais. Se não fossem os festivais de música acredito que estaríamos nos afogando na superficialidade artística que vemos hoje nas grandes mídias”, disse.

O 1º CD do Festival GuapoRock conta com músicas de 11 bandas. Todas elas são canções autorais.

“Em 2016, no primeiro festival, os artistas foram convidados a fazer parte de um CD, e este disco é muito importante na divulgação do projeto GuapoRock e dos próprios músicos. É uma forma de oferecer contrapartida e incentivo às bandas que participaram do festival em Guaporé”, disse Genari.

 

2º Festival GuapoRock

A noite festiva serviu também para o lançamento da 2ª edição do Festival GuapoRock. Em parceria com o Poder Público de Guaporé e a Associação Guaporense de Automobilismo (AGA) ficou definido que o evento acontecerá nas dependências do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro entre os dias 20 e 22 de outubro. O festival terá formato parecido ao do ano passado, porém, o número de pessoas envolvidas para o sucesso no evento será maior e evitará a sobrecarga de trabalho para os idealizadores.

“Buscando novos parceiros e tentando melhorar o formato do festival, para a edição 2017 criamos uma comissão de oito pessoas. Buscamos melhorar a organização e agregar novos pensamentos ao projeto. Contaremos com 20 voluntários para ajudar na logística do festival. Isso, além de viabilizar o festival, faz com que tenhamos um engajamento maior de pessoas”, destacaram.

Segundo os idealizadores, há várias formas de participar do projeto GuapoRock. A comunidade guaporense é convidada a se engajar e fazer do evento um marco cultural no Rio Grande do Sul. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.guaporock.com.br.

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários