Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Dia de campo estimula o desenvolvimento e a qualificação da piscicultura em São Valentim do Sul

por Eduardo Cover Godinho
A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura
Foto: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

Cerca de 50 agricultores do município de São Valentim do Sul participaram, na terça-feira (09/05), de um Dia de Campo na propriedade da família Gregório, na Comunidade de Boa Vista. A atividade foi promovida pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura.

Na abertura do dia de campo, o prefeito de São Valentim do Sul, Gery Macagnan, relatou que existem mais de 270 açudes no município, e há uma grande demanda por serviços de máquinas para reformas e construção de açudes.

“Temos a necessidade de qualificar a atividade da piscicultura para gerar renda aos agricultores e retorno dos investimentos para o município”.

Acompanhado pela esposa Nair e pelo filho Beto, o produtor Vilson Gregório explicou para os participantes como foi a chegada da família à propriedade e como compôs a belíssima paisagem do local ao longo dos anos. Para o supervisor microrregional, Edson Bonato, os dois açudes rodeados de coqueiros e roseiras, além de servirem para a criação de peixes, revelam um cenário muito promissor para o turismo rural. A família também trabalha com produção de uvas e iniciou uma experiência com ovinocultura.

As temáticas abordadas pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar nas três estações do dia de campo foram: a preparação de um açude para a piscicultura, o manejo da qualidade da água, e a escolha das espécies, manejo de doenças e cuidados com os alevinos. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de São Valentim do Sul, André Kieling, ressaltou a qualidade das informações transmitidas aos agricultores “Este dia de campo foi um marco para o desenvolvimento da piscicultura no município, apontando vários aspectos a serem observados, como adequações de entradas e saídas de água dos viveiros, análise de parâmetros de qualidade da água e medidas necessárias para correção”. Ainda segundo ele, vários produtores mostraram interesse em formar um grupo para aprofundar os assuntos relacionados à piscicultura.

Concomitantemente às estações de campo, aconteceu uma Oficina de Alimentação com Peixes e Derivados, com a extensionista social da Emater/RS-Ascar de Vista Alegre do Prata, Inara Chiomento. Ao final das atividades, os participantes tiveram a oportunidade de degustar um saboroso almoço preparado pelas mulheres que participaram da oficina, e que contou com lasanha, pastel, croquete, moqueca e iscas, todas receitas tendo como ingrediente principal o peixe, além de acompanhamentos.

Para a chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar São Valentim do Sul, Marisa Bortolini, a ação atendeu uma demanda antiga dos agricultores do município. Ela também destacou a importância da parceria com a Prefeitura e demais envolvidos para o sucesso do evento

Central de Conteúdo Unidade Rede Scalabriniana

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais