Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dr. Afonso Papke fala sobre fibromialgia – Rádio Sarandi

Baixar Áudio por Edinei Bernardelli
Foto: Divulgação

O Fevereiro Roxo é o mês de alerta e prevenção quanto ao Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia, doenças ainda sem cura pela medicina, mas um diagnóstico precoce pode ajudar a manter a qualidade de vida.

A fibromialgia é uma síndrome comum, na qual a pessoa tem como principal sintoma dores em todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dor de cabeça, depressão e ansiedade.

Em entrevista à Rádio Sarandi, o Reumatologista Dr. Afonso Papke destaca que a doença é comum em pacientes que já tenham algum transtorno do humor. “O que a gente sabe é que é muito comum naqueles pacientes que já tenham algum transtorno do humor, por exemplo depressão e ansiedade, serem mais sensíveis à dor”. Afirma ele.

Questionado sobre a possibilidade de origem psicológica em casos de fibromialgia, o Dr. Afonso ressalta que a dor existe e deve ser tratada. “A gente não usa este termo, tem sim uma alteração do psicológico pela dor crônica, todos os dias com dor, uma dor contínua, uma dor que não cessa, óbvio que vai ter uma repercussão sobre o emocional e  o psicológico da pessoa, mas a dor ela existe, não é uma coisa da cabeça da pessoa”. Diz ele.

A fibromialgia é uma doença que não tem cura. O tratamento consiste em medicações que reduzem os sintomas, devolvendo aos pacientes a possibilidade do retorno das suas atividades e uma melhor qualidade de vida.

Você acompanha a entrevista completa clicando em "Ouvir notícia".

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais