Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dr. Rafael Ruthes Barbosa aborda as causas e tratamentos da lombalgia – Rádio Sarandi

Baixar Áudio Por Alex Maciel
Foto: Jefferson De Ramos / Rádio Sarandi

A lombalgia é a dor que ocorre na região lombar e que acusa muitos desconfortos em nosso dia a dia. Segundo o ortopedista e traumatologista Rafael Ruthes Barbosa, o problema é considerado comum, e é uma das principais queixas no consultório médico. “A prevalência, nos últimos artigos fala que a cada três pessoas, duas terão dores nas costas em algum momento da vida. É uma queixa extremamente comum no consultório de um ortopedista.” Avalia ele.

Questionado sobre quais são as principais causam da lombalgia, Dr. Rafael cita as principais. “Tratando-se da parte muscular; da parte da coluna, o próprio sedentarismo, comorbidades de uma forma geral, obesidade, tabagismo, postura incorreta e o trabalho repetido de forma exaustiva.”  Diz ele.  

Ele destaca ainda a importância do exame clínico, para evitar um diagnostico precipitado. Pois outras patologias também podem causar a lombalgia. “Há outras causas que também resultam em lombalgia, como por exemplo, o cálculo renal. Cansei de atender pacientes se tratando por exemplo, para hérnia de disco; e ao examinar, ele tem cálculo renal. Existem outras patologias que também acometem a coluna.” Afirma ele.

Sobre as formas de diagnóstico, Dr. Rafael diz acreditar na importância de dar atenção para cada paciente, de forma individual, priorizando a atenção ao diagnóstico físico. “A melhor forma de fazer diagnóstico não é somente com ressonância, tomografias ou radiografias; é a palma da mão do médico. Eu venho de uma escola que exige e dá a devida importância para o exame físico. Para mim, é a principal chave do diagnóstico. E a partir daí fazer o tratamento direcionado para o problema do doente.” Explica ele.

Para evitar todos os desconfortos provenientes de uma lombalgia, Dr. Rafael avalia que devemos cuidar de nossos hábitos diários. “Costumamos dizer que o melhor é levar uma vida saudável, com atividades físicas, prática de esportes e os cuidados com a postura.” Explica.

Dr. Rafael Ruthes Barbosa é formado pela Universidade Federal do Paraná, tem residência médica em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Regional Oeste e Fellow/subespecialidade em quadril pelo IOT Passo Fundo. Tem título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e atende na Salute Clínica Médica e no Hospital Comunitário de Sarandi.

Ouça a entrevista completa clicando em “Ouvir Notícia”

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais