Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Hospital Manoel Francisco Guerreiro reinaugura a maternidade

por Eduardo Cover Godinho

Ala, completamente reformada para adequação a Regionalização do Parto, busca atender as mulheres de forma integral e humanizada

Nova entrada da maternidade
Foto: Studio Bastian

Com objetivo de qualificar a atenção à saúde da gestante e do recém-nascido e, com isso, reduzir a mortalidade materno-infantil e sequelas que possam afetar a saúde da criança, o Hospital Manoel Francisco Guerreiro, de Guaporé, referência no atendimento médico-hospitalar na região serrana, realizou melhorias na ala da maternidade. Obras, executadas através do esforço da diretoria da Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro, presidida pela Dra. Norma De Oliveira Britto, com auxílio de muitos parceiros, deram uma cara nova ao espaço, deixando-o em condições adequadas e dentro das normas exigidas pelo Ministério da Saúde para que a cidade fosse referência na nova proposta de Regionalização dos Partos.

Com o novo espaço, inaugurado na tarde da terça-feira, dia 2 de outubro, o Hospital de Guaporé inicia uma nova caminhada e as futuras mamães da região contam com uma assistência obstétrica humana, com incentivo ao parto normal, além do cuidado integral e personalizado. Assim, a unidade hospitalar, representada pelos profissionais, se coloca de braços abertos para receber e preparar não só a mulher, mas cada casal que vivenciará um momento tão especial e valioso: chegada de uma nova vida em suas famílias.

Dr. Antônio Carlos Ventura, obstetra mais experiente a atuar na cidade (desde 1977) com a realização de aproximadamente sete mil partos, afirmou.

“Aqui passei grande parte da minha vida profissional. Juntamente com a equipe de enfermagem, passei muitas noites sem dormir com a preocupação de bem atender e que o resultado final fosse uma mãe satisfeita e um bebê sadio. Na antiga estrutura, de certa maneira precária, nasceram milhares de guaporenses que espalham-se pelo mundo. A atual maternidade do Hospital de Guaporé se constitui no que há de mais moderno e dentro do que rege a legislação Federal para a ala. Esta adequação se constitui numa necessidade para que o Município continuasse tendo maternidade e fosse inserido no programa de regionalização dos partos. A melhoria da maternidade foi uma conquista da parceria existente entre as instituições (Poder Público, Legislativo e Hospital) e, esperamos, que outras obras se concretizem num futuro próximo. Que venham novas inaugurações”, exclamou Ventura.

O atendimento humano, adequado, de qualidade, não é um tipo de parto ou uma postura de um profissional; ele será a filosofia institucional do Hospital Manoel Francisco Guerreiro, disse a presidente Dra. Norma.

“Esta ala foi remodelada com planejamento cuidadoso, em seus mínimos detalhes e com muito carinho para proporcionar aos obstetras e pediatras, ao corpo de enfermagem e principalmente às mamães e seus bebês um ambiente saudável, arejado e bonito. Não medimos esforços para que a meta fosse alcançada. Tivemos dificuldades, pois utilizamos recursos próprios oriundos das contribuições dos sócios, do Clube do Amigo e de doadores anônimos. Todas elas foram superadas pela competência e dedicação da administradora, tesoureira e funcionários envolvidos com o projeto para pôr em prática a Regionalização do Parto”, afirmou.

A coordenadora de saúde da região, Solange Sonda, salientou que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem avançado no Rio Grande do Sul e a prova está em Guaporé, no Hospital Manoel Francisco Guerreiro.

“É importante a estrutura física? Sim e muito. Mas não podemos deixar de praticar a humanização. Que todas as pessoas que chegam nessa nova e moderna ala da maternidade possam ser acolhidas. Acompanhamos o processo de reestruturação e a parceria de todas as instituições e acreditamos que todos serão bem acolhidos pela qualificada equipe de profissionais”, disse.

Em seu pronunciamento, o Chefe do Poder Executivo de Guaporé, Valdir Fabris, afirmou que a Administração Municipal está à disposição da direção do Hospital para oportunizar melhor atendimento aos pacientes e àqueles que necessitarem da casa de saúde.

“Uma parceria de mãos dadas secretaria da Saúde e Hospital. Estamos sempre buscando emendas com deputados federais, junto aos vereadores, independentemente de partido. O que queremos, não é priorizar o partido A, B ou C, mas sim, a população. Como administradores, nossa obrigação é dar condições ao Hospital de ofertar atendimento digno a todos. A Casa de Saúde está cada vez melhor e, com a visão empreendedora da direção, irá avançar ainda mais”, afirmou.

A solenidade contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo de Guaporé, União da Serra e Vista Alegre do Prata, além de representantes da 5ª Coordenadoria Regional da Saúde, profissionais da área, direção da Casa de Saúde, equipe do hospital, convidados e gestantes com seus familiares. Após os pronunciamentos, os presentes foram brindados com um coquetel.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais