Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Hospital Comunitário e Hemopasso reforçam necessidade de doadores de sangue - Rádio Sarandi

por José Leal de Oliveira

Mensalmente a SMS disponibiliza uma van para o transporte de doadores

Foto: Divulgação

Atendendo uma região com mais de 100 municípios e um número aproximado de hospitais, entre eles o município de Sarandi e o Hospital Comunitário Sarandi, HCS, o Hemopaso de Passo Fundo  e o hospital reforçam a necessidade de doadores de sangue. Para suprir essa necessidade o HCS e o Hemopasso firmaram uma parceria com a Secretaria da Saúde de Sarandi, SMS, para abastecer o banco de sangue tanto do Hemopasso como do hospital.

Mensalmente a SMS disponibiliza uma van para o transporte de doadores para a doação para reposição de sangue usado em procedimentos em pacientes encaminhados pelo hospital para atendimento em Passo Fundo. Os doadores devem fazer a inscrição pelo telefone 3361 1353 ou quem for ao Hemopasso deve  antes agendar a doação pelo telefone 3311 1424. O Hemocentro atende doações de sangue de segunda a sexta feira  das 08 às 14:30 horas.

Essas doações são para colocar em dia débitos de procedimentos em pacientes encaminhados  pelo HCS para hospitais  em Passo Fundo e que necessitaram de reposição de sangue e também para manter o banco de sangue no hospital em Sarandi, sangue esse fornecido pelo Hemopasso. Cada unidade de 300 mls de sangue  que é usada em  paciente são necessários três doadores .

O médico Clóvis Marcolan, em nome do HCS, alerta que  é importante que comunidade entenda essa necessidade, “o  hospital sempre está em débito com o Hemopasso e já há  datas programadas até o final do ano“. 
Para ser doador segundo o médico é necessário ter mais de  18  e menos de 65 anos, não pode ter nenhuma doença grave, como hepatite, não ter tido  febre nos sete dias anteriores a doação. Marcolan acrescenta que o estoque do hospital  sempre é pequeno, para situações  de emergência. Para os procedimentos eletivos, como uma cirurgia programada, o Hemopasso está exigindo  os doadores com antecedência.
“O hospital não deixa de atender nenhum caso, de urgência ou emergência, mas é necessário manter o banco de sangue no Hemopasso pois é de lá que vem o sangue para o hospital de Sarandi “ conclui.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais