Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Hospital Comunitário necessita de doadores de sangue - Rádio Sarandi

por Edinei Bernardelli
Foto: Divulgação

O Hospital Comunitário de Sarandi, HCS, está convocando colaboradores para doar sangue que a instituição tem em débito com o Hemopasso em Passo Fundo. Trata-se de um débito de procedimentos em pacientes encaminhados  pelo HCS para hospitais  em Passo Fundo e que necessitaram de reposição de sangue e também para manter o banco de sangue no hospital em Sarandi, sangue esse fornecido pelo Hemopasso. 
Cada unidade de 300ml de sangue  que é usada em  paciente, são necessários três doadores, informa o médico Clovis Marcolan responsável por esse setor junto ao HCS. Uma vez por mês a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza transporte para doadores e a próxima viagem à Passo Fundo será dia 08 de agosto com saída do “Postão“. Interessados podem se inscrever na secretaria com a Silvana pelo telefone 3361 1353. Além desse transporte mensal, quem quiser doar sangue para colaborar com o hospital pode ir diretamente ao Hemopasso e se apresentar como doador para  o Hospital Comunitário de Sarandi.
O médico Clóvis Marcolan alerta que  é importante que comunidade entenda essa necessidade, “o  hospital sempre está em débito com o Hemopasso e já há  datas programadas até o final dom ano“. 
Para ser doador segundo o médico é necessário ter mais de  18  e menos de 65 anos, não pode ter nenhuma doença grave, como hepatite, não ter tido  febre nos sete dias anteriores a doação. Marcolan acrescenta que o estoque do hospital  sempre é pequeno, para situações  de emergência. Para os procedimentos eletivos, como uma cirurgia programada, o Hemopasso está exigindo  os doadores com antecedência.
“O hospital não deixa de atender nenhum caso, de urgência ou emergência, mas é necessário manter o banco de sangue no Hemopasso pois é de lá que vem o sangue para o hospital de Sarandi “ conclui.

Central de Conteúdo Unidade Sarandi

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais